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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5920
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Simões, Thiago Araujo | - |
dc.contributor.author | Batista, Leonardo Henrique Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T12:13:56Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T12:13:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Leonardo Henrique Tavares. Dimensionamento do grupo moto-propulsor de um aeromodelo. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5920 | - |
dc.description | A aviação destaca-se como um dos pilares essenciais na sociedade moderna, oferecendo mobilidade, praticidade e conforto aos indivíduos. Nesse aspecto, os aeromodelos, que representam o primeiro passo na jornada da aviação, são objetos de estudo neste trabalho. Um aspecto crucial na construção desses aeromodelos é o conjunto motopropulsor, formado pelo motor e pela hélice. Este estudo explora o processo de determinação do desempenho desse conjunto para o desenvolvimento da aeronave. Utilizando softwares como Excel e Propeller Selector, foram obtidos dados para a elaboração das análises de desempenho da aeronave. Esses dados, juntamente com outros fornecidos por diferentes áreas da aeronave, incluíram coeficientes de sustentação, de arrasto, entre outros parâmetros. Por meio de cálculos detalhados, foi realizada uma análise abrangente do desempenho da aeronave em diferentes fases de voo, desde a decolagem até a aterrissagem, sempre em conformidade com as normas da FAR-Part 23. O motor selecionado para o projeto foi o modelo elétrico D3542, enquanto a hélice escolhida tinha um diâmetro de 13 polegadas e um passo de 7 polegadas. Com essas especificações definidas, foi possível avaliar o desempenho do veículo para operar com um peso total de 12 kg. Essa análise foi essencial para garantir operações de voo eficientes e seguras, contribuindo para o avanço contínuo da aviação e da tecnologia aeroespacial. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aviation stands out as one of the essential pillars in modern society, offering individuals mobility, convenience, and comfort. In this aspect, aeromodels, representing the first step in the aviation journey, are the subject of study in this work. A crucial aspect in the construction of these aeromodels is the powerplant assembly, formed by the engine and the propeller. This study explores the process of determining the performance of this assembly for aircraft development. Using software such as Excel and Propeller Selector, data were obtained for the elaboration of aircraft performance analyses. These data, along with others provided by different aircraft areas, included coefficients of lift, drag, among other parameters. Through detailed calculations, a comprehensive analysis of the aircraft's performance was conducted in different flight phases, from takeoff to landing, always in compliance with FAR-Part 23 regulations. The motor selected for the project was the electric model D3542, while the chosen propeller had a diameter of 13 inches and a pitch of 7 inches. With these specifications defined, it was possible to evaluate the vehicle's performance to operate with a total weight of 12 kg. This analysis was essential to ensure efficient and safe flight operations, contributing to the continuous advancement of aviation and aerospace technology. | pt_BR |
dc.format.extent | 12 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Aeromodelo | pt_BR |
dc.subject | Motor | pt_BR |
dc.subject | Hélice | pt_BR |
dc.subject | Dimensionamento | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento do grupo moto-propulsor de um aeromodelo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1898774956397470 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7903824177570749 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Cabo de Santo Agostinho | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica (UACSA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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