Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaiva, Andréa Carla de-
dc.contributor.authorRodrigues, Mariana Raquel Honorato-
dc.date.accessioned2024-07-15T13:06:58Z-
dc.date.available2024-07-15T13:06:58Z-
dc.date.issued2024-03-08-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mariana Raquel Honorato. Possibilidades didáticas para a organização das aulas de educação física com estudantes neurodivergentes do ensino fundamental da educação básica. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5889-
dc.descriptionO presente estudo buscou analisar as possibilidades didáticas para a organização de aulas de Educação Física com estudantes neurodivergentes no Ensino Fundamental da Educação Básica, mapeando os estudos em torno da relação entre a Educação Física Escolar e estudantes neurodivergentes, bem como identificando os fundamentos teóricos-metodológicos da Educação Física Escolar, e apresentando as possibilidades didáticas para a organização de aulas de Educação Física com estudantes neurodivergentes. Atualmente, há Leis que garantam a permanência dos estudantes com neurodivergências e deficiências no âmbito escolar, no entanto, pode-se observar dificuldades por parte dos professores de Educação Física em incluir esses estudantes em suas aulas devido alguns aspectos. O estudo foi desenvolvido através da pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfico-documental. Os documentos analisados foram as publicações das revistas científicas Pensar a Prática, Movimento, Motrivivência e Revista Brasileira de Ciências do Esporte, e os Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte dos últimos seis anos. A análise foi investigada a partir da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A pesquisa mostra a escassez de publicações nas revistas científicas conceituadas em Educação Física sobre o tema proposto, apontando a necessidade de mais trabalhos nesta área, visando um maior aporte científico para uma melhor compreensão dos professores de Educação Física para a inserção dos estudantes neurodivergentes em suas aulas.pt_BR
dc.description.abstractThe present study sought to analyze the didactic possibilities for organizing Physical Education classes with neurodivergent students in Elementary Education, mapping studies around the relationship between School Physical Education and neurodivergent students, as well as identifying the theoretical-methodological foundations of School Physical Education, and presenting didactic possibilities for organizing Physical Education classes with neurodivergent students. Although there are currently laws that guarantee the permanence of students with neurodivergences and disabilities in the school environment, it is still possible to observe difficulties on the part of Physical Education teachers in including these students in their classes. The study was developed through qualitative research, based on bibliographic-documentary research. The documents analyzed were the publications of the scientific journals Pensar a Practice, Movimento, Motrivivência and, Brazilian Journal of Sports Sciences and the Annals of the Brazilian Congress of Sports Sciences from the last six years. The analysis was investigated based on categorical content analysis by theme. The research shows the scarcity of publications in renowned scientific journals in Physical Education on the proposed topic, concluding the importance of more work in this area, aiming for a greater scientific contribution for a better understanding of Physical Education teachers for the inclusion of neurodivergent students in their classes.pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCrianças neurodivergentespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titlePossibilidades didáticas para a organização das aulas de educação física com estudantes neurodivergentes do ensino fundamental da educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0990744167973619pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1546386833032185pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marianaraquelhonoratorodrigues.pdf978,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons