Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Ana Luiza Barbosa-
dc.contributor.authorCavalcante, Ana Vitória Silva-
dc.date.accessioned2024-07-12T19:30:23Z-
dc.date.available2024-07-12T19:30:23Z-
dc.date.issued2024-03-08-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Ana Vitória Silva. A aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física no ensino fundamental. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5884-
dc.descriptionEsta pesquisa baseou-se no seguinte problema: “Qual a relação entre as políticas de educação determinadas nas Leis nº 10.649/03 e nº 11.645/08 e a atuação dos professores de Educação Física no ensino fundamental?”. Com isso, o objetivo geral deste trabalho foi averiguar a relação entre as políticas de educação determinadas através das Leis nº 10.649/03 e nº 11.645/08 e a atuação dos professores de Educação Física no ensino fundamental. Como objetivos secundários, analisar o que afirmam os documentos e autores que versam sobre a implementação da Educação das relações étnico-raciais na educação física e verificar a atuação dos professores de Educação Física em relação às questões étnico-raciais que vêm sendo problematizadas nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental, a partir da bibliografia analisada. A metodologia deste trabalho trata de um estudo de abordagem qualitativa e descritiva, de caráter bibliográfico, especificamente uma revisão integrativa, que tem as seguintes etapas, como da identificação do tema e a hipótese; o estabelecimento dos critérios para incluir e excluir estudos ou amostragens; a definição das informações extraídas por estudos selecionados; a avaliação dos estudos, interpretação, e por último a apresentação da revisão do conhecimento. Conclui-se que essa temática é indispensável em qualquer curso de formação profissional para educadores, em todas as instâncias, não apenas napt_BR
dc.description.abstractThis research was based on the following problem: “What is the relationship between the education policies determined in laws nº10.649/03 and nº11.645/08 and the performance of Physical Education teachers in elementary school?”. Therefore, the general objective of this work was to investigate the relationship between education policies determined through laws nº10.649/03 and nº11.645/08 and the performance of Physical Education teachers in elementary school. As secondary objectives, analyze what the documents and authors say about the implementation of the Education of Ethnic-Racial Relations in physical education and verify the performance of Physical Education teachers in relation to ethnic-racial issues that have been problematized in physical education classes. Physical Education in Elementary School, based on the bibliography analyzed. The methodology of this work deals with a study with a qualitative and descriptive approach, of a bibliographic nature, specifically an integrative review, which has the following steps, such as identifying the theme and the hypothesis; the establishment of criteria to include and exclude studies or samples; the definition of information extracted by selected studies; the evaluation of studies, interpretation, and finally the presentation of the knowledge review. It is concluded that this theme is essential in any professional training course for educators, in all instances, not only at undergraduate level, but also in continuing education. Finally, this work proposes that professionals who study and materialize curricula can deepen their knowledge on these themes and, based on this research, reflect and rethink curriculum construction, whether in basic education, undergraduate, or postgraduate studies.pt_BR
dc.format.extent51 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.titleA aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física no ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0758329808695578pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2045282789284599pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_anavitoriasilvacavalcante.pdf326,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons