Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5858
Título: A produção do conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e a formação de professores em Educação Física
Autor: Gomes, Welleson Alcantara Macedo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2300298358636915
Orientador: Figueiredo, Erika Suruagy Assis de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7362331844844663
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil);Produção do conhecimento;Formação de professores;Professores de educação física
Data do documento: 9-Mar-2024
Citação: GOMES, Welleson Alcantara Macedo. A produção do conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e a formação de professores em Educação Física. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The present research aims to investigate the production of knowledge about the Institutional Program of Scholarship Initiation to Teaching - PIBID, particularly its contributions to the articulation of theory and practice in the initial training of Physical Education teachers. We highlight that the object of this research is situated in a context of growing devaluation of the teaching career. The present work has specific objectives: to reflect on the initial training of physical education teachers and the importance of integrating theory and practice in the Physical Education degree, and to identify in the production of knowledge about PIBID the possibilities for qualifying teaching practice and the initial training of teachers in Physical Education. To achieve the mentioned objectives, we opted to conduct a qualitative and exploratory research, followed by a content analysis guided by the studies of Bardin (2011). Thus, we conclude from this research that PIBID is a program that offers relevant opportunities for the training of Physical Education teachers, integrating theory and practice, promoting professional development, and contributing to a quality initial training.
Resumo: A presente pesquisa busca investigar na produção do conhecimento sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, em particular, as contribuições para articulação teoria e prática na formação inicial de professores em Educação Física. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado em contexto de crescente desvalorização da carreira docente. O presente trabalho traz como objetivos específicos: refletir sobre a formação inicial de professores de educação física e a importância da integração entre teoria e prática na Licenciatura em Educação Física e Identificar na produção do conhecimento sobre o PIBID as possibilidades de qualificação da prática docente e da formação inicial dos professores em Educação Física. E para alcançar os objetivos mencionados, optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, seguida de uma análise de conteúdo norteada nos estudos de Bardin (2011). Deste modo, concluímos a partir desta pesquisa que o PIBID é um programa que oferece oportunidades relevantes para a formação de professores de Educação Física, integrando teoria e prática, promovendo o desenvolvimento profissional e contribuindo para uma formação inicial de qualidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5858
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_wellesonalcantaramacedogomes.pdf408,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons