Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5851
Título: Dança nas aulas de educação física escolar: a interferência religiosa na vivência prática dos estudantes
Autor: Oliveira, Arlan Dalvan Florentino de
Orientador: Pirauá, Natália Barros Beltrão
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1778511907021100
Palavras-chave: Educação física escolar;Dança na educação;Religiosidade
Data do documento: 5-Mar-2024
Citação: OLIVEIRA, Arlan Dalvan Florentino de. Dança nas aulas de educação física escolar: a interferência religiosa na vivência prática dos estudantes. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The aforementioned work described here addresses the theme of religious interference in the practical experience of students within physical education classes, working with the theme of dance. Seeking to understand pedagogically the causes of non-practical participation on the part of students, since dance within the teaching of physical education predicts the necessary experimentation within schools, with its pulsating and necessary experience within physical education classes, placing itself very In addition to commemorative expressions within the country's cultural calendar, dancing on the school floor is a tool of knowledge and social and cultural affirmation for students in the community and territory in which the school is located, at the same time that dance is placed as this transformative agent, his experimentation at school comes up against different views of appreciation of physical education as a pastime and by traditionalists such as those governed by moral and religious points of view that oppose the active and practical participation of students as a challenge, limiting their experiences appreciation with a distance from experimentation, as a probable violation of their bodies and ideals, the present study was carried out with 10 students from the north of Recife, where they responded to a questionnaire that investigated the influence of religiosity on non-participation practice dance in physical education classes, the results of the field at the end of the work show which aspects of the vision of life constructed by students based on their faith interfere in their practice of dance within the school and how dance can be designed to allow these students to try dance in class without it clashing with their beliefs.
Resumo: O referido trabalho aqui descrito aborda o tema da interferência religiosa na vivência prática dos estudantes dentro das aulas de educação física, trabalhadas com a temática da dança. Buscando compreender pedagogicamente as causas da não participação prática por parte dos estudantes, uma vez que a dança dentro do ensino da educação física prediz a necessária experimentação dentro das escolas, sendo a sua vivência pulsante e necessária dentro das aulas de educação física, se colocando muito além das expressões comemorativas dentro do calendário cultural do país, a dança no chão da escola é uma ferramenta do conhecimento e de afirmação social e cultural dos estudantes da comunidade e do território em que a escola está inserida. Ao mesmo tempo em que a dança se coloca como sendo esse agente transformador sua experimentação na escola esbarra dentre diversos olhares de apreciação da educação física como passatempo e por tradicionalistas como os regidos por ponto de vistas morais e religiosos que se contrapõem como um desafio a participação ativa e prática dos estudantes, limitando suas vivências a apreciação com um afastamento a experimentação, como uma provável violação a seus corpos e ideais. O presente estudo foi realizado com 10 estudantes de zona norte do Recife, onde os mesmos responderam a um questionário que investigou a influencia a interferência da religiosidade na não participação prática no conteúdo dança nas aulas de educação física. Os resultados do campo ao fim do trabalho apresentam quais aspectos da visão de vida construída pelos estudantes a partir de sua fé interfere em sua prática da dança no interior da escola e de que forma a dança pode ser trabalhada de forma a permitir que esses estudantes experimentem a dança nas aulas sem que se choque com suas crenças.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5851
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_arlandalvanflorentiinodeoliveira.pdf470,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons