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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5810
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Firme, Ruth do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Santos, Willyane Camille Santana dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-26T11:53:47Z | - |
dc.date.available | 2024-06-26T11:53:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Willyane Camille Santana dos. Análise das compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada na abordagem CTS a partir da temática adulteração/falsificação de medicamentos. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5810 | - |
dc.description | Nesta pesquisa, o objetivo foi analisar compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada na Abordagem CTS a partir da temática adulteração/falsificação de medicamentos. A pesquisa foi qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, realizada em uma escola da rede pública, localizada em Recife - PE, com a participação de 19 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A intervenção ocorreu em três encontros, sendo os dois primeiros com duração de duas horas cada e o último com quatro horas, divididos em dois momentos distintos. As etapas metodológicas do estudo incluíram o planejamento da intervenção didática, a aplicação da intervenção didática e a organização e análise dos dados obtidos. Os resultados indicam que: alguns estudantes expressaram concepções prévias limitadas quanto à adulteração/falsificação de medicamentos e seus impactos na sociedade, como, por exemplo, uma compreensão voltada apenas para a alteração ou modificação no medicamento e quanto aos impactos promovidos pela adulteração/falsificação de medicamentos na sociedade; houve uma evolução nas compreensões dos estudantes sobre diferentes aspectos, dentre os quais, sobre os conceitos químicos abordados e sobre riscos associados ao consumo do medicamento adulterado; e em suas compreensões, os estudantes integraram aspectos científicos e sociais de diversas ordens: ambientais, econômicos, legais e de saúde pública, exceto aspectos tecnológicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this research, the objective was to analyze students' understandings in the context of a didactic intervention based on the CTS Approach based on the theme of drug adulteration/counterfeiting. The research was qualitative and of the pedagogical intervention type, carried out in a public school, located in Recife - PE, with the participation of 19 students from the 2nd year of high school. The intervention took place in three meetings, the first two lasting two hours each and the last four hours, divided into two distinct moments. The methodological stages of the study included the planning of the didactic intervention, the application of the didactic intervention and the organization and analysis of the data obtained. The results indicate that: some students expressed limited prior conceptions regarding the adulteration/counterfeiting of medicines and their impacts on society, such as, for example, an understanding focused only on the alteration or modification of the medicine and the impacts promoted by the adulteration/counterfeiting of medicines in society; there was an evolution in students' understanding of different aspects, including the chemical concepts covered and the risks associated with the consumption of adulterated medicine; and in their understandings, students integrated scientific and social aspects of different orders: environmental, economic, legal and public health, except technological aspects. | pt_BR |
dc.format.extent | 67 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Solução (Química) | pt_BR |
dc.subject | Adulteração de medicamentos | pt_BR |
dc.subject | Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) | pt_BR |
dc.title | Análise das compreensões de estudantes no contexto de uma intervenção didática fundamentada na abordagem CTS a partir da temática adulteração/falsificação de medicamentos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9100179358219333 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7234636790850019 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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