Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarah, Breno Quintela-
dc.contributor.authorCavalcante, Anderson-
dc.date.accessioned2024-06-25T16:49:13Z-
dc.date.available2024-06-25T16:49:13Z-
dc.date.issued2024-02-09-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Anderson. Aceitabilidade, aderência e segurança do exercício de agachamento isométrico na parede não supervisionado como quebra do comportamento sedentário em estudantes. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5804-
dc.descriptionIntrodução: Comportamento sedentário é permanecer em posição sentada, reclinada e/ou deitada com gasto metabólico igual ou semelhante aos valores basais por longos períodos. Esse comportamento trás malefícios a saúde, como na pressão arterial e função endotelial entre outras. Diminuir esse comportamento é importante. Há formas de diminuí-lo embora ainda não tenham sido analisadas quanto à viabilidade delas. O exercício isométrico de agachamento na parede pode ser uma estratégia viável. Objetivo: Analisar a aceitabilidade, aderência e segurança do exercício isométrico de agachamento na parede não supervisionado como estratégia de quebra do comportamento sedentário em estudantes do ensino superior. Métodos: Cinco estudantes participaram do grupo treinamento (GT) e realizaram agachamento isométrico na parede a cada uma hora com intensidade definida por teste incremental durante 12 semanas. Ao final da oitava semana, foi avaliada a aceitabilidade, aderência e segurança da intervenção. Resultados: O GT teve 60% de aceitabilidade, enquanto a aderência foi de 50% de aderência. Nenhum problema de saúde foi relatado pelos participantes. Conclusão: O agachamento isométrico na parede parece ser seguro com boa aderência e aceitabilidade como quebra do comportamento sedentário em estudantes do ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Sedentary behavior involves remaining in a seated, reclined, and/or lying position with metabolic expenditure equal to or similar to basal values for extended periods. This behavior poses health risks, such as affecting blood pressure and endothelial function, among other issues. Reducing sedentary behavior is crucial, and there are potential ways to decrease it, although their feasibility has not been thoroughly analyzed. Isometric wall squat exercises may be a viable strategy. Objective: To assess the Acceptability, adherence, and safety of unsupervised isometric wall squat exercises as a strategy to break sedentary behavior in university students. Methods: Five students participated in the training group (GT) and performed isometric wall squats every hour with intensity determined by incremental testing over 12 weeks. Acceptability, adherence, and safety of the intervention were evaluated at the end of the eighth week. Results: The GT demonstrated 60% acceptability, with a 50% adherence rate. No health problems were reported by the participants. Conclusion: The isometric wall squat appears to be safe with good adherence and acceptability as a break in sedentary behavior in higher education students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent35 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento sedentáriopt_BR
dc.subjectExercício isométricopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleAceitabilidade, aderência e segurança do exercício de agachamento isométrico na parede não supervisionado como quebra do comportamento sedentário em estudantespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4871147676147788pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6914216878368661pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_andersoncavalcante.pdf407,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons