Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Gabriella Maria Lima-
dc.contributor.authorSilva, Lílian das Neves Henrique da-
dc.date.accessioned2024-06-25T14:09:25Z-
dc.date.available2024-06-25T14:09:25Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationSILVA, Lilian das Neves Henrique da. A perspectiva freireana nas políticas públicas de educação de jovens e adultos em Pernambuco. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5802-
dc.descriptionO presente artigo investiga as políticas públicas que compõem a EJA- Educação de Jovens e Adultos em PE, relacionando com a perspectiva de Paulo Freire em relação a essa modalidade de ensino. Para tal, o trabalho descreve as políticas públicas para manutenção dessa educação do Governo Federal e Governo do Estado de Pernambuco, principalmente, pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, disposto no Relatório Anual de Indicadores, RAI de 2020 e 2022. Essa pesquisa se justifica pela necessidade do fortalecimento de políticas públicas do estado para essa modalidade de ensino, por isso a necessidade de sua realização através dos dados bibliográficos revisados e da legislação vigente. Esses representados nos documentos que norteiam a Política Pública Nacional e Estadual Pernambucana, identificando esses princípios da Educação Libertadora, se há sua execução, se há disponibilidade de um orçamento que corresponda a ela, bem como a descrição de como ela pode ser desenvolvida de acordo o contexto sociocultural desse público.pt_BR
dc.description.abstractThis article investigates the public policies that make up EJA - Youth and Adult Education in PE, relating it to Paulo Freire's perspective in relation to this teaching modality. To this end, the work describes the public policies for maintaining this Education of the Federal Government and Government of the State of Pernambuco, mainly by the Department of Education and Sports of Pernambuco, set out in the Annual Report of Indicators, RAI of 2020 and 2022. This research is justified by the need to strengthen the state's public policies for this type of teaching, hence the need for its implementation through revised bibliographic data and current legislation. These are represented in the documents that guide Pernambuco's National and State Public Policy, identifying these principles of Liberating Education, whether it is being implemented, whether a budget is available that corresponds to it, as well as a description of how it can be developed according to the sociocultural context of this audience.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleA perspectiva freireana nas políticas públicas de educação de jovens e adultos em Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4018105407840895pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8954499933466652pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_liliandasneveshenriquedasilva.pdf404,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons