Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Elifábia Neves de-
dc.contributor.authorLima, Juliana Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-06-18T14:39:27Z-
dc.date.available2024-06-18T14:39:27Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationLIMA, Juliana Rodrigues de. Educação ambiental na formação do empreendedor sustentável. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5782-
dc.descriptionAs mudanças sociais e econômicas estão fomentando um aumento significativo do interesse pelo empreendedorismo como forma de lançar novos negócios e formar uma classe de empreendedores com visão diversificada e estratégica do mercado. O principal objetivo deste estudo é mostrar a importância da educação para o crescimento sustentável dos negócios. O objetivo do presente estudo é analisar a literatura narrativa para examinar o papel que a educação ambiental teve no crescimento do empreendedorismo. Deve haver um equilíbrio significativo entre as três dimensões primárias do desenvolvimento sustentável - econômica, social e ambiental. Um empresário sustentável deve identificar uma necessidade na forma de uma causa ou preocupação social ou ambiental, mas é crucial enfatizar que este é apenas o primeiro passo. Os proprietários das empresas também devem decidir como atender a uma necessidade ou como criar valor social e ambiental com base no valor econômico. Como resultado, o empreendedorismo sustentável é definido como a criação de bens e serviços que abordam questões sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que geram ganhos financeiros. Os objetivos alcançados por meio da formação empreendedora devem estar alinhados com a proposta de educação ambiental, buscando como consequência um nivelamento da economia, da sociedade e do meio ambiente para auxiliar na redução das desigualdades sociais. Em conclusão, a educação ambiental no desenvolvimento de um empreendedor sustentável é um passo promissor para um futuro mais equilibrado e resiliente. Integrar o conhecimento ambiental e empresarial com uma abordagem inovadora e criativa permite que os empreendedores atuem como agentes de mudança, promovendo o desenvolvimento sustentável e auxiliando na criação de sociedades.pt_BR
dc.description.abstractSocial and economic changes are fostering a significant increase in interest in entrepreneurship as a way to launch new businesses and form a class of entrepreneurs with a diversified and strategic vision of the market. The main objective of this study is to show the importance of education for sustainable business growth. The purpose of this study is to analyze the narrative literature to examine the role that environmental education has played in the growth of entrepreneurship. There must be a significant balance between the three primary dimensions of sustainable development - economic, social and environmental. A sustainable entrepreneur must identify a need in the form of a social or environmental cause or concern, but it is crucial to emphasize that this is only the first step. Business owners must also decide how to meet a need or how to create social and environmental value based on economic value. As a result, sustainable entrepreneurship is defined as the creation of goods and services that address social and environmental issues while generating financial gain. The goals achieved through entrepreneurship education must be aligned with the proposal of environmental education, seeking as a consequence a leveling of the economy, society, and the environment to help reduce social inequalities. In conclusion, environmental education in the development of a sustainable entrepreneur is a promising step towards a more balanced and resilient future. Integrating environmental and business knowledge with an innovative and creative approach allows entrepreneurs to act as agents of change, promoting sustainable development and assisting in the creation of societies.pt_BR
dc.format.extent22 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleEducação ambiental na formação do empreendedor sustentávelpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6117763430610324pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Biologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_julianarodriguesdelima.pdf316,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons