Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Maria Grazia Cribari-
dc.contributor.authorSantos, Maria Cecília Duran Correia-
dc.date.accessioned2024-06-10T13:07:41Z-
dc.date.available2024-06-10T13:07:41Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Cecília Duran Correia. A emoção na música pernambucana e periférica: o amor nos tempos do brega romântico. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5751-
dc.descriptionAs emoções são construídas culturalmente e são moldadas historicamente pelo contexto no qual estão inseridas e se manifestam simbolicamente por meio de manifestações culturais, sociais e artísticas. As emoções, especialmente o amor, são influenciadas pelo contexto cultural da sociedade em que se encontram, como os papéis de gênero e de classe. O artigo tem como objetivo estudar as emoções e analisar a expressão do amor encontrada na música brega romântica, produzida no Estado de Pernambuco. O processo de estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa qualitativa, tendo como base os teóricos clássicos e contemporâneos da Antropologia das Emoções. Foi realizada uma pesquisa de campo em shows de brega, blocos de carnaval. Foram conduzidas entrevistas com os ouvintes e analisadas algumas músicas utilizando o método interpretativo. A partir deste estilo musical, é possível vislumbrar um campo cultural específico com os fatores sociais e emocionais inseridos na construção das letras, os quais se relacionam com o significado de amor percebido pelos ouvintes e produtores das músicas.pt_BR
dc.description.abstractEmotions are culturally constructed and historically shaped by the context in which they are embedded, manifesting symbolically through cultural, social, and artistic expressions. Emotions, especially love, are influenced by the cultural context of the society in which they exist, such as gender performance and classes. The article aims to study emotions and analyze the expression of love found in romantic brega music produced in the state of Pernambuco. The study process was conducted through qualitative research, drawing on classical and contemporary theorists of the Anthropology of Emotions. Field research was carried out at brega shows and carnival events. Interviews with listeners were conducted, and some songs were analyzed using interpretative methods. Through this musical style, it is possible to envision a specific cultural field with social and emotional factors embedded in the construction of lyrics, which relate to the perceived meaning of love by both listeners and music producers.pt_BR
dc.format.extent28 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAmor na músicapt_BR
dc.subjectBrega (Música)pt_BR
dc.subjectMúsica - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleA emoção na música pernambucana e periférica: o amor nos tempos do brega românticopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9308546036230827pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2450643941158970pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_mariaceciliadurancorreiasantos.pdf241,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons