Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5745
Title: | Webqnano: estratégia de promoção do ensino por investigação num curso de formação de professores de química |
Authors: | Silva, José Lucena Nunes da |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/4579019874007933 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Câmara, Maria Suely Costa da |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/9163311260887432 |
metadata.dc.contributor.advisor-co: | Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do |
metadata.dc.contributor.advisor-coLattes: | http://lattes.cnpq.br/5532203781894397 |
Keywords: | Nanotecnologia;Nanociência;Formação de professores |
Issue Date: | 6-Dec-2019 |
Citation: | SILVA, José Lucena Nunes da. Webqnano: estratégia de promoção do ensino por investigação num curso de formação de professores de química. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019 |
Abstract: | We are living times singed by fast changes; the rising of new technologies has made information access immediate. Those technologies have been gaining ground in the whole society but especially in school; their open access character as well as their dynamic usage in teaching-learning processes have become patent. With those new digital information and communications technologies (DICT), proposals for strategies based on those kinds of resources are more and more frequent in all modalities and stages of education. Hence, the WebQuest (WQ) is a tool for teachers settle reliable information from the web and conduct guided research activities with their students. In this scenario, we created, implemented and assessed potentialities of a WebQest on Nanosciene & Nanotchnology in a Chemistry teachers training course; the choice for that subject-matter is due to the science-technology assembly significance to that field and because of its influence in contemporary world. During the research process the interventional activities were conducted, in a qualitative approach, with a group of students from the Chemistry Teaching graduate course offered by the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), at the Serra Talhada campus; regarding the research goals, it is qualified as an exploratory investigation and an evaluative study, to the methodological procedures. When it comes to data collection, it was conducted using a questionnaire, from students’ works and by audiography/transcription from its presentation in an eight class sequence. For data interpretation, we applied Moraes and Galiazzi (2006) Textual Discursive Analysis (TDA) and Rocha (2014) WebQuest adapted Bloom’s taxonomy. According to the results, we could conclude the media we produced had a good acceptance among students and proved to be a suitable pedagogical tool for mobilizing available resources on the web, besides stimulating a kind of inquiry-based learning. In doing so, the WQ strategy also proved to be a good environment for interaction and substantive knowledge construction. |
Description: | Estamos vivendo em uma época marcada por rápidas transformações; o surgimento das novas tecnologias possibilitou o acesso à informação de maneira instantânea. Essas tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade e no ambiente escolar não poderia ser diferente; é notória a sua importância na facilitação do aces-so à informação e como ferramenta dinamizadora dos processos de ensino-aprendi-zagem. Com o surgimento das novas tecnologias digitais da informação e comunica-ção (TDIC), propostas de estratégias pautadas na utilização desses recursos são ca-da vez mais frequentes nos diversos níveis e modalidades de ensino. Diante disso, a WebQuest (WQ) surge como meio de o professor organizar as informações confiá-veis da Internet e orientar os estudantes na realização de atividades investigativas. Estabelecido esse cenário, no presente trabalho, buscamos elaborar, implementar e avaliar a potencialidade de uma WebQuest sobre o tema Nanociência e Nanotecno-logia na formação inicial de professores de Química; a escolha do tema é devida à importância das articulações ciência-tecnologia para a área, bem como em razão da sua influência na sociedade contemporânea. As atividades que constituem o proces-so de pesquisa foram realizadas com uma turma do curso de Licenciatura em Quími-ca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), campus de Serra Ta-lhada (UAST), numa abordagem qualitativa; com base nos objetivos, do tipo explora-tória e, quanto aos procedimentos, configura-se como pesquisa avaliativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, dos trabalhos elaborados pelos alu-nos e audiogravação/transcrição das apresentações daqueles, tendo a intervenção ocorrido ao longo de 08 (oito) aulas. Para análise dos dados, optamos pela Análise Textual Discursiva (ATD), Moraes e Galiazzi (2006), e pela taxonomia de Bloom apli-cada à WebQuest, em Rocha (2014). A partir das análises dos resultados, concluí-mos que a mídia produzida teve uma boa aceitação por parte dos alunos, mostrando -se uma ferramenta pedagogia adequada para mobilizar recursos disponíveis na re-de e estimular a aprendizagem por meio de investigação. Nesses termos, a WQ tam-bém mostrou-se um ambiente que permite grande interação entre os licenciandos e tem um significativo potencial para a construção do conhecimento |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5745 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Química (UAST) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_joselucenanunesdasilva.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License