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dc.contributor.advisorAlbuquerque Júnior, Gabriel Alves de-
dc.contributor.authorSilva, Lhaíslla Eduarda Cavalcanti Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-06-04T15:18:21Z-
dc.date.available2024-06-04T15:18:21Z-
dc.date.issued2024-03-06-
dc.identifier.citationSILVA, Lhaíslla Eduarda Cavalcanti Rodrigues da. Uso de análise de sobrevivência como ferramenta na obtenção de indicadores de permanência no ensino superior. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5724-
dc.descriptionEste trabalho propõe uma abordagem integrada de técnicas estatísticas, Business Intelligence e conceitos de Data Science para criar um modelo de análise de sobrevivência visando compreender a permanência dos estudantes no ensino superior. Utilizando cursos de computação como estudo de caso, diferentes grupos são comparados para calcular a probabilidade de permanência dos discentes até o termino do curso. O trabalho faz uso da plataforma SABIA para dar suporte à gestão orientada a dados, destacando a importância das ferramentas tecnológicas na análise acadêmica. Os resultados revelam padrões entre os cursos de uma mesma área ao considerar a evasão como evento de interesse, apresentando quedas mais acentuadas nos períodos iniciais, especialmente em momentos críticos, como no segundo semestre, que apresentam probabilidades de permanência mais baixas em relação ao primeiro semestre, assim como o a modalidade de ingresso Outros que nos períodos finais refletem ocorrência da evasão, evidenciando a importância de intervenções personalizadas para evitar a evasão e desperdícios de recursos, contribuindo para uma gestão mais eficiente e eficaz das instituições de ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes an integrated approach of statistical techniques, business intelligence and data science concepts to create a survival analysis model aimed at understanding student retention in higher education. Using computer science courses as a case study, different groups are compared in order to calculate the probability of students staying until the end of the course. The work makes use of the SABIA platform to support data-driven management, highlighting the importance of technological tools in academic analysis. The results show patterns between courses in the same area when considering dropout as an event of interest, with steeper drops in the initial periods, especially at critical moments, such as the second semester, which show lower probabilities of permanence compared to the first semester, as well as the Other entry modality, which in the final periods reflects the occurrence of dropout, highlighting the importance of personalised interventions to prevent dropout and waste of resources, contributing to more efficient and effective management of higher education institutions.pt_BR
dc.format.extent68 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise de sobrevivência (Biometria)pt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectPermanência estudantilpt_BR
dc.titleUso de análise de sobrevivência como ferramenta na obtenção de indicadores de permanência no ensino superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7477398253297436pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1399502815770584pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Estatística e Informáticapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)

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