Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5703
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Marcos Antonio Bezerra | - |
dc.contributor.author | Silva, Jaislânia Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T17:48:29Z | - |
dc.date.available | 2024-04-30T17:48:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jaislânia Araújo. Agroecologia e ancestralidade - encantamento e fortalecimento da identidade e lutas camponesas nos Sertões de Crateús-CE. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agroecologia) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5703 | - |
dc.description | O presente Memorial Acadêmico apresenta a minha trajetória vivida ao longo dos quatro anos do curso Bacharelado em Agroecologia-UFRPE, estruturado em formato de linha do tempo, com o objetivo de apresentar, analisar e refletir sobre essa experiência, as aprendizagens adquiridas, os momentos marcantes e atividades de ensino, pesquisa e extensão. A construção se deu através de revisão de cadernos, textos, fotos, vídeos e conversas com amigos e familiares. Revela a minha história de vida e como se deu a escolha pelo curso e pela Agroecologia. Descreve, analisa e reflete as temáticas do Campesinato, Agroecologia e Feminismo, Bordado como arte-educação, que me marcaram nesse período, importantes na minha formação profissional e pessoal. Reconhecendo o papel valioso dos camponeses e camponesas na construção da agroecologia e o bordado como instrumento artístico/cultural, capaz de enriquecer e potencializar os processos de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This Academic Memorial presents my trajectory over the four years of the Bachelor's degree in Agroecology-UFRPE, structured in a timeline format, with the aim of presenting, analyzing and reflecting on this experience, the learning acquired, the remarkable moments and teaching, research and extension activities. The construction took place through review of notebooks, texts, photos, videos and conversations with friends and family. It reveals my life story and how I chose the course and Agroecology. It describes, analyzes and reflects on the themes of Peasantry, Agroecology and Feminism, Embroidery as art-education, which marked me during this period, and were important in my professional and personal training. Recognizing the valuable role of peasants in the construction of agroecology and embroidery as an artistic/cultural instrument, capable of enriching and enhancing teaching-learning processes. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Camponesas | pt_BR |
dc.subject | Memória autobiográfica | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Bordado | pt_BR |
dc.subject | Arte na educação | pt_BR |
dc.title | Agroecologia e ancestralidade - encantamento e fortalecimento da identidade e lutas camponesas nos Sertões de Crateús-CE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4886000173439874 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Agroecologia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Agroecologia (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_jaislaniaaraujosilva.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons