Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima Neto, Everaldo Marques de-
dc.contributor.authorFreire, Evelyn Victória do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-03-25T12:13:56Z-
dc.date.available2024-03-25T12:13:56Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.identifier.citationFREIRE, Evelyn Victória do Nascimento. Percepção ambiental de estudantes e profissionais de tecnologia da informação em relação às áreas verdes públicas de Recife-PE. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Departamento de Ciência Florestal, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5684-
dc.descriptionA perda de profissionais de tecnologia da informação (TI) para outras regiões do país, e até mesmo para outros países, é algo que já vem sendo discutido na cidade do Recife há alguns anos. Esses profissionais saem em busca não apenas de um melhor salário, mas também de uma boa relação entre o trabalho e a vida pessoal. Em outras palavras, esses profissionais saem em busca de uma melhor qualidade de vida. Contudo, a qualidade de vida pode ser proporcionada por diversos fatores, dentre eles as áreas verdes. No entanto, apesar da percepção da população acerca dos benefícios dessas áreas ter aumentado, ela não é unânime e pode sofrer alterações ao longo dos anos. Desse modo, é necessário a realização de estudos de percepção ambiental para entender a importância das áreas verdes nos centros urbanos e como a população faz uso delas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção ambiental e uso das áreas verdes por estudantes e profissionais de Tecnologia da Informação (TI), como um recurso de qualidade de vida na cidade do Recife. Para isso, aplicou-se um questionário de percepção ambiental de forma online, através da plataforma Google forms, a estudantes e profissionais de TI que residem na cidade do Recife, e que são maiores de 18 anos. Sendo posteriormente, elaborado uma planilha no Excel para realizar a tabulação dos dados quali-quantitativo. Ao todo obteve-se 70 respostas válidas, sendo 45 do gênero masculino, 23 do gênero feminino e 2 não-binários. Ao analisar as respostas obtidas, constatou-se que apesar dos entrevistados frequentarem as áreas, eles não vão com a freqüência que gostariam. Porém, os entrevistados reconhecem a importância das áreas verdes dentro da cidade e que estão atrelados a uma melhor qualidade de vida. Percebeu-se como um dos motivos para essa resposta, a falta de segurança nessas áreas, especialmente durante o período da noite. Desse modo, é essencial que a gestão pública atente para as áreas verdes, e para como elas estão distribuídas na cidade, visando incentivar a população a frequentá-las.pt_BR
dc.description.abstractThe loss of information technology (IT) professionals to other regions of the country, and even to other countries, is something that has been discussed in the city of Recife for some years now. These professionals go in search not only of a better salary, but also of a good relationship between work and personal life. In other words, these professionals go in search of a better quality of life. However, the quality of life can be provided by several factors, including green areas. However, although the population's perception of the benefits of these areas has increased, it is not unanimous and may change over the years. Thereby, it is necessary to carry out environmental perception studies to understand the importance of green areas in urban centers and how the population makes use of them. In this sense, the present work aims to analyze the environmental perception and use of green areas by students and professionals of Information Technology (IT), as a resource of quality of life in the city of Recife. For this, an online environmental perception questionnaire was applied, through the Google forms platform, to students and IT professionals residing in the city of Recife, and who are over 18 years old. Subsequently, a spreadsheet was prepared in Excel to tabulate the quali-quantitative data. In all, 70 valid responses were obtained, 45 of which were male, 23 were female and 2 were non-binary. When analyzing the responses obtained, it was found that although respondents frequent the areas, they do not go as often as they would like. However, respondents recognize the importance of green areas within the city and that they are linked to a better quality of life. One of the reasons for this response was perceived as the lack of security in these areas, especially during the night. Thus, it is essential that public management pay attention to the green areas, and how they are distributed in the city, in order to encourage the population to frequent them.pt_BR
dc.format.extent40 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectVegetação urbanapt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.titlePercepção ambiental de estudantes e profissionais de tecnologia da informação em relação às áreas verdes públicas de Recife - PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1334017526244291pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6791561445213969pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Engenharia Florestalpt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciência Florestalpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_evelynvictoriadonascimentofreire.pdf427,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons