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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Rebeca Caroline dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T11:34:14Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05T11:34:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rebeca Caroline dos. Análise das questões de biologia do ENEM (1998 - 2022) e as implicações do seu protagonismo no ensino de ciências biológicas. 2023. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5661 | - |
dc.description | Desde o início da História da educação brasileira é evidente o desafio de se estabelecer políticas públicas educacionais que concretizem de maneira eficaz um método avaliativo. Tendo isso em vista, surgiu o ENEM com o propósito de avaliar e apontar possíveis soluções para as várias deficiências observadas na formação escolar básica. Dada a importância conferida a este processo avaliativo, este trabalho tem por objetivo analisar as questões de biologia presentes no exame de 1998 a 2022, considerando os reflexos apresentados no ensino de ciências decorrente do protagonismo do ENEM. Para isto, foi necessário compartimentalizar e categorizar 439 questões em suas respectivas temáticas e subtemáticas do contexto biológico, cabendo também observar a presença ou ausência da contextualização, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, sendo estes, princípios norteadores do ENEM. Posto isto, obteve-se que a temática de maior frequência no decorrer do ENEM foi ecologia (30,80%) com a subtemática de mais abordada foi “relações desarmônicas e impacto do homem" (22,78%). Em contrapartida, a temática de menor frequência foi botânica (2,44%), com a subtemática “angiosperma” com maior evidência. Resultados da contextualização refletem uma condição inversamente proporcional com os elementos visuais, ou seja, quanto mais informações visuais, menor foi a contextualização. A interdisciplinaridade apresentou em média 21,31%, já a multidisciplinaridade corresponde a 17,42%. Baseado em resultados qualitativos obteve-se que o exame sofreu constantes modificações estruturais influenciada pelo contexto social, econômico e político. No quesito educação, torna-se um grande direcionador curricular no ensino de ciência, mesmo que esteja ultrapassado quando comparado à BNCC. Ainda, quando observado acerca da categoria avaliativa, constatou-se um viés neotradicionalista, contrapondo o Ministério da Educação, ao afirmar ser uma prova construtivista. | pt_BR |
dc.description.abstract | Since the beginning of the history of Brazilian education, the challenge of establishing educational public policies that effectively implement an evaluation method has been evident. With this in mind, the ENEM was created with the purpose of evaluating and pointing out possible solutions for the various deficiencies observed in basic school education. Given the importance given to this evaluation process, this work aims to analyze the biology questions present in the exam from 1998 to 2022, considering the reflexes presented in science teaching due to the protagonism of ENEM. For this, it was necessary to compartmentalize and categorize 439 questions in their respective themes and subthemes of the biological context, also observing the presence or absence of contextualization, interdisciplinarity and multidisciplinarity; these being the guiding principles of ENEM. That said, it was found that the most frequent theme during the ENEM was ecology (30.80%) with the most relevant sub-theme "disharmonious relationships and human impact" (22.78%). On the other hand, the theme with less frequency was botany (2.44%), with the sub-theme “angiosperm” with greater evidence. Contextualization results reflect an inversely proportional condition with the visual elements, that is, the more visual information, the lower the contextualization. Interdisciplinarity presented an average of 21.31%, while multidisciplinary corresponds to 17.42%. Based on qualitative results, it was found that the exam underwent constant structural changes influenced by the social, economic and political context. In terms of education, it becomes a major curricular driver in science teaching, even if it is outdated when compared to BNCC. Still, when observed about the evaluative category, a neo-traditionalist bias was found, opposing the Ministry of Education, when claiming to be a constructivist test. | pt_BR |
dc.format.extent | 83 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação baseada no currículo | pt_BR |
dc.title | Análise das questões de biologia do ENEM (1998 - 2022) e as implicações do seu protagonismo no ensino de ciências biológicas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1034491539161852 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9841407418433772 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Biologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede) |
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