Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Marcos André de-
dc.contributor.authorMelo, Tiago Licarião de-
dc.date.accessioned2024-02-05T18:52:08Z-
dc.date.available2024-02-05T18:52:08Z-
dc.date.issued2022-10-13-
dc.identifier.citationMELO, Tiago Licarião de. O ensino tecnicista no Brasil como reafirmação da semiformação: uma interpretação a partir do pensamento de Theodor W. Adorno. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5581-
dc.descriptionEsta pesquisa busca, amparada na teoria critica de Theodor W. Adorno, compreender como a pedagogia tecnicista reafirma o cenário de semiformação na sociedade brasileira. A fim de ampliarmos a interpretação sobre o ensino tecnicista, teremos como aporte o referencial teórico da teoria crítica de Theodor Adorno, com o auxílio de comentadores que me auxiliaram na problematização do tema (LUCKESI, 1994), (SAVIANI, 1984), (SAVIANI, 2013), (ARANHA, 1990), (ADORNO, 2010), (ADORNO, 2020), (HABERMAS, 2014). Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e qualitativa, para que possamos interpretar e realizar as aproximações necessárias. Portanto, investigaremos as bases teóricas e o histórico conceitual do tecnicismo, até desembocar no contexto histórico de surgimento no Brasil, durante o regime ditatorial militar nas décadas de 1960 e 1970. A fim de compreendermos como a semiformação se estabelece, buscaremos retomar o conceito de formação cultural (Bildung), a partir do século XVIII, através da tradição germânica até os dias atuais, este conceito se coloca como grande desafio para compreendermos a educação em tempos hodiernos, para que se cumpra a importante tarefa de avançarmos na crítica sobre a educação contemporânea e seus elementos semiculturais. Por fim, nos deteremos a relacionar a educação tecnicista com o conceito de semiformação adorniano objetivando levantar aproximações e uma breve crítica sobre a pedagogia tecnicista no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks, supported by Theodor W. Adorno's critical theory, to understand how technicist pedagogy reaffirms the scenario of semi-formation in Brazilian society. In order to broaden the interpretation of technicist teaching, we will have as a contribution the theoretical framework of Theodor Adorno's critical theory, with the help of commentators who helped me in the problematization of the theme (LUCKESI, 1994), (SAVIANI, 1984), (SAVIANI, 2013), (ARANHA, 1990), (ADORNO, 2010), (ADORNO, 2020), (HABERMAS, 2014). Methodologically, bibliographic and qualitative research was used, so that we can interpret and make the necessary approximations. Therefore, we will investigate the theoretical bases and the conceptual history of technicism, until it ends up in the historical context of its emergence in Brazil, during the military dictatorship in the 1960s and 1970s. In order to understand how semi-formation is established, we will seek to resume the concept of formation (Bildung), from the 18th century, through the Germanic tradition to the present day, this concept stands as a great challenge for us to understand education in modern times, in order to fulfill the important task of advancing in the critique of contemporary education. and its semicultural elements. Finally, we will stop to relate technicist education with the Adornian concept of semi-formation aiming to raise approximations and a brief critique of technicist pedagogy in Brazil.pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação tecnicistapt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969pt_BR
dc.titleO ensino tecnicista no Brasil como reafirmação da semiformação: uma interpretação a partir do pensamento de Theodor W. Adornopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8773925233505366pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3743403239578149pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_tiagolicariaodemelo.pdf745,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons