Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5527
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Maria Emília Vasconcelos dos | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Luana Beatriz Ferreira Lopes do | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T15:58:52Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T15:58:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Luana Beatriz Ferreira Lopes do. O Demônio Familiar, de José de Alencar, no teatro abolicionista de Recife em 1884. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5527 | - |
dc.description | O Teatro abolicionista foi uma das principais formas de ativismo do abolicionismo brasileiro, sendo ele constituído por eventos de estreita relação com a abolição organizados em teatros (Alonso, 2015; Castilho, 2016). A cidade do Recife, capital da província de Pernambuco, recebeu esses eventos nos palcos do Teatro Santo Antonio, Teatro de Variedades da Cervejaria Nova Hamburgo e no Teatro Santa Isabel. Este último foi palco das encenações da Companhia Julieta dos Santos, que em turnê pelo Império colaborou com associações abolicionistas locais e encenou peças abolicionistas. Na sua estadia em Recife, fez duas encenações de O Demônio Familiar, peça de autoria de José de Alencar, distinto articulador do escravismo no Parlamento e na imprensa. Através de publicações na imprensa, escritos políticos e biográfico de Alencar, pretendemos compreender porque a obra de um antiabolicionista fez parte do repertório de uma companhia teatral notoriamente abolicionista e foi bem recebido numa cidade que possuía um movimento bem organizado. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Abolicionismo | pt_BR |
dc.subject | Teatro brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Companhias de teatro | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Escritores brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Movimentos antiescravagistas | pt_BR |
dc.title | O Demônio Familiar, de José de Alencar, no teatro abolicionista de Recife em 1884 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7927375104865204 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/479411773726000 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em História | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_luanabeatrizferreiralopesdonascimento.pdf | 599,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons