Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5503
Título: O impacto do uso do Google Workspace for Education na formação de professores da educação básica brasileira
Autor: Oliveira, Vanessa Cristina da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4145130964935664
Orientador: França, Rozelma Soares de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4282789732521235
Palavras-chave: Google Apps;Formação de professores;Plataforma digital
Data do documento: 20-Abr-2023
Citação: OLIVEIRA, Vanessa Cristina da Silva O impacto do uso do Google Workspace for Education na formação de professores da educação básica brasileira. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Digital technology is increasingly gaining strength within school spaces, something that has been intensified with the COVID-19 pandemic. Its influence in these spaces is already supported by official documents, such as the BNCC, which even provides for the development of computational thinking at school. At the same time, teacher training is also impacted, as shown by the BNC-Continued Training. Thus, there is an emerging need for training to support these teachers in understanding, using and creating digital technologies in their practices. In 2006, Google launched G Suite for Education, a version of its product with digital tools to support educators in their didactic-pedagogical activities. However, until mid-2020, uptake by educational institutions was limited. With the COVID-19 pandemic, Google boosted the use of the service, which was renamed to Google Workspace for Education, being used by more than 120 million teachers and students in several countries during remote classes. In this context, this research aims to analyze the impact of using Google Workspace for Education in teacher training promoted within Safetec. After analyzing the data collected through questionnaires and interviews, the main results indicate that the use of this technological platform contributes to an improvement in the organization of pedagogical work, in the planning of activities and in the promotion of interactivity and collaboration between students and teachers.
Resumo: Cada vez mais a tecnologia digital está ganhando força dentro dos espaços escolares, algo que foi intensificado com a pandemia da COVID-19. Sua influência nesses espaços já é respaldada por documentos oficiais, como a BNCC, que prevê, inclusive, o desenvolvimento do pensamento computacional na escola. Paralelo a isso, temos a formação de professores que também é impactada, como demonstra a BNC-Formação Continuada. Desse modo, se vê a necessidade emergente de formações que apoiem esses docentes na compreensão, uso e criação de tecnologias digitais em suas práticas. O Google lançou em 2006 o G Suite for Education, uma versão do seu produto com ferramentas digitais para apoiar educadores em suas atividades didático-pedagógicas. No entanto, até meados de 2020, a adesão pelas instituições de ensino foi limitada. Com a pandemia de COVID-19, o Google impulsionou o uso do serviço, que foi renomeado para Google Workspace for Education, sendo empregado por mais de 120 milhões de professores e alunos em vários países durante as aulas remotas. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do uso do Google Workspace for Education em formações de professores promovidas no âmbito da Safetec. Após a análise dos dados coletados por meio de questionários e entrevistas, os principais resultados indicam que o uso dessa plataforma tecnológica contribui para uma melhoria na organização do trabalho pedagógico, no planejamento das atividades e na promoção da interatividade e colaboração entre os alunos e professores.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5503
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_vanessacristinadasilvaoliveira.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons