Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5497
Título: Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio
Autor: Nascimento, Robson Raabi do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4942663556941460
Orientador: Araújo, Carlos Julian Menezes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3156174527107999
Palavras-chave: Pensamento computacional;Computação desplugada;Orientação educacional no ensino médio
Data do documento: 29-Mar-2023
Citação: NASCIMENTO, Robson Raabi do. Relato de experiência sobre uma disciplina de pensamento computacional no primeiro ano do ensino médio. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Contemporary society demands new skills from students who complete their basic education. In this way, secondary education is required to assume a new role in the development of skills and abilities. The New Secondary School opens space for the teaching of computing disciplines, but there are still few examples of these experiences, so it is important to bring examples of these experiences in basic education. For this reason, this paper sought to describe the impressions of first-year high school students at a public school in the metropolitanregion of Recife regarding the use of unplugged computing in the computational thinking discipline. The subject was taught in the context of the elective curricular component of the new high school in a class with 30 students, 9 students were interviewed and a statistical analysis and a content analysis were carried out. The results showed that the students found the experience positive and that they believe that computational thinking is important for their professional career, the continuity of their studies or the autonomous exercise of citizenship. Finally, it was possible to identify the need to place more emphasis on computational concepts considering the adopted methodology of unplugged computing.
Resumo: A sociedade contemporânea exige novas competências dos estudantes que completam sua formação básica. Deste modo, exige-se que o ensino médio assuma um novo papel no desenvolvimento de competências e habilidades. O Novo ensino médio abre espaço para o ensino de disciplinas de computação, mas ainda são poucos exemplos destas experiências, por isso é importante trazer exemplos destas experiências no ensino básico. Por isso, neste trabalho buscou-se descrever as impressões dos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública na região metropolitana de Recife em relação ao uso de computação desplugada na disciplina de pensamento computacional. A disciplina foi ministrada no contexto de componente curricular eletivo do novo ensino médio em uma turma com 30 estudantes, entrevistou-se 9 estudantes e realizou-se uma análise estatística e uma análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os estudantes acharam a experiência positiva e que acreditam que o pensamento computacional é importante para sua carreira profissional, à continuidade de seus estudos ou exercício autônomo da cidadania. Por fim, foi possível identificar a necessidade de dar mais ênfase nos conceitos computacionais considerando a metodologia adotada da computação desplugada.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5497
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_robsonraabidonascimento.pdf378,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons