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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5496
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Freire, Rubson Hebrain de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T11:58:12Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26T11:58:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Rubson Hebrain de Lima. Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5496 | - |
dc.description | Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre tecnologias de realidade virtual e aumentada que podem ser aplicadas para aprendizado. É fundamental antes de usar as tecnologias, explorar com o objetivo de compreender e saber aplicá-las melhor. Em particular, o estudo foi feito sobre A-Frame e ARCore com o objetivo de identificar como essas tecnologias podem contribuir para criação de trilhas virtuais de aprendizagem. Foi feito uma comparação entre as características e funcionalidades das tecnologias para o desenvolvimento de trilhas virtuais de aprendizagem por especialistas. As tecnologias do A-Frame e ARCore foram usadas para criação de dois experimentos de trilhas virtuais. Os experimentos foram avaliados através de questionários. Dessa forma, tivemos um resultado, onde mostrou que mais de 80% dos participantes avaliaram o projeto como significante para a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a comparative study on virtual and augmented reality technologies that can be applied for learning. It is fundamental before using the technologies, to explore with the objective of understanding and knowing how to apply them better. In particular, the study was carried out on A-Frame and ARCore in order to identify how these technologies can contribute to the creation of virtual learning paths. A comparison was made between the characteristics and functionalities of the technologies for the development of virtual learning trails by specialists. A-Frame and ARCore technologies were used to create two virtual track experiments. The experiments were evaluated through questionnaires. In this way, we had a result, which showed that more than 80% of the participants evaluated the project as significant for learning. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual na educação | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Plataforma digital | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) | pt_BR |
dc.title | Trilhas virtuais de aprendizagem usando A-Frame e ARCore: um estudo comparativo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4399026655441639 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0534822491953359 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Computação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Computação (Sede) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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