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dc.contributor.advisorMello, Rachel Costa de Azevedo-
dc.contributor.authorSilva, Mirela Moreira da-
dc.date.accessioned2024-01-25T19:57:47Z-
dc.date.available2024-01-25T19:57:47Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.identifier.citationSILVA, Mirela Moreira da. Os impactos dos ambientes escolares no ensino da educação física em escolas públicas. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5493-
dc.descriptionEsta pesquisa tem como tema os ambientes escolares destinados à Educação Física, especificamente, os impactos do ambiente escolar nas aulas de Educação Física em escolas públicas. Indaga-se enquanto problema de pesquisa: quais os impactos dos ambientes escolares no ensino dos conteúdos nas aulas de Educação Física? A partir deste problema, definimos como objetivo geral: analisar os impactos do ambiente escolar, enquanto espaço físico e pedagógico, no ensino da Educação Física na escola. E como objetivos específicos: identificar o conhecimento da Educação Física no Ensino Médio; compreender o ambiente escolar necessário para o ensino do conhecimento da Educação Física na escola; identificar os ambientes destinados à Educação Física nas escolas na perspectiva dos professores; analisar os ambientes destinados à Educação Física nas escolas na perspectiva dos professores; compreender a relação entre o conhecimento da Educação Física e o ambiente escolar. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário, na plataforma Google Forms, aplicado a professores de Educação Física do Programa Residência Pedagógica do núcleo de Educação física da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A análise dos dados foi realizada através do método de análise textual e discursiva proposta por Moraes e Galiazzi. A partir da análise dos dados, concluímos que o ambiente escolar tem impactos significativos no trato pedagógico do compononte curricular Educação Física, isso porque os conteúdos são tratados de forma teórico-prática, necessitando de vivências motoras, em lugares adequados para a prática, para que aconteça de forma segura. A pesquisa revela que os ambientes inadequados ou a ausência deles,podem impactar negativamente o ensino dos conteúdos previstos nas propostas curriculares da Educação Física no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this research is school environments for Physical Education, specifically the impacts of the school environment on Physical Education classes in public schools. The research problem is: what are the impacts of school environments on the teaching of content in Physical Education classes? Based on this problem, we defined the following general objective: To analyze the impacts of the school environment, as a physical and pedagogical space, on the teaching of Physical Education at school. And as specific objectives: to identify the knowledge of Physical Education in High School; to understand the school environment necessary for teaching the knowledge of Physical Education in school; to identify the environments intended for Physical Education in schools from the teachers' perspective; to analyze the environments intended for Physical Education in schools from the teachers' perspective; to understand the relationship between the knowledge of Physical Education and the school environment. To this end, we used the bibliographical and field research method, using a questionnaire on the Google Forms platform as the data collection instrument, applied to Physical Education teachers from the Pedagogical Residency Program of the Physical Education core at the Federal Rural University of Pernambuco. The data was analyzed using the textual and discursive analysis method proposed by Moraes and Galiazzi. Based on the analysis of the data, we concluded that the school environment has a significant impact on the pedagogical treatment of the Physical Education curriculum component, because the contents are dealt with in a theoretical-practical way, requiring motor experiences, in suitable places for practice, so that it happens safely. The research reveals that inadequate environments, or the lack of them, can have a negative impact on the teaching of the content set out in the Physical Education curriculum proposals for secondary schools.pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleOs impactos dos ambientes escolares no ensino da educação física em escolas públicaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7897802631143838pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8749101676171464pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
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