Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMello, Rachel Costa de Azevedo-
dc.contributor.authorSanguinett, Rivaldo Reis-
dc.date.accessioned2024-01-25T19:19:32Z-
dc.date.available2024-01-25T19:19:32Z-
dc.date.issued2023-04-30-
dc.identifier.citationSANGUINETT, Rivaldo Reis. Os impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID-19. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5490-
dc.descriptionA pesquisa tem como objeto de estudo o ensino remoto nas escolas em um componente específico do currículo: a Educação Física. Assim indagamos: quais impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física do Ensino Médio na perspectiva dos professores no período de Pandemia de Covid 19? Definimos como objetivo geral: analisar impactos do Ensino Remoto nas aulas de Educação Física de professores do Ensino Médio no período da Pandemia da Covid 19. Como objetivos específicos temos: Identificar alterações no processo de ensino de educação física do Ensino Remoto no componente curricular Educação Física de professores Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19; analisar alterações propostas no processo de ensino pelos professores de Educação Física do Ensino Médio no período Pandêmico do Covid 19. Para responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico, e foram aplicados questionários sobre o ensino remoto da educação física no período pandêmico através da plataforma Google Forms. Foram escolhidos para a amostragem da pesquisa de campo, professores que lecionam no período remoto emergencial nas turmas de primeiro ano do ensino médio. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que os impactos do ensino remoto de educação física no ensino médio foram considerados negativos em relação à infraestrutura. Porém foi possível destacar atividades exitosas que ficaram como legado. Avanços no uso de novas tecnologias e ferramentas pedagógicas nas aulas de educação física.pt_BR
dc.description.abstractThe research object of study is remote teaching in schools in a specific component of the curriculum: Physical Education. So we ask: what impacts does Remote Teaching have on High School Physical Education classes from the perspective of teachers in the period of the Covid 19 Pandemic? We defined as a general objective: to analyze impacts of Remote Teaching in Physical Education classes of High School teachers during the Covid 19 Pandemic period. of high school teachers in the Covid 19 Pandemic period; to analyze changes proposed in the teaching process by High School Physical Education teachers during the Covid 19 Pandemic period. from the Google Forms platform. Teachers who teach in the remote emergency period in the first year of high school classes were chosen for the field research sampling. The analysis of the forms was carried out using the methodology of Discursive Textual Analysis by MORAES and GALIAZZI (2006). As a conclusion of the research, we can say that the impacts of remote teaching of physical education in high school were considered negative in relation to infrastructure. However, it was possible to highlight successful activities that remained as a legacy. Advances in the use of new technologies and pedagogical tools in physical education classes.pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia dept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleOs impactos do ensino remoto nas aulas de educação física de professores do ensino médio no período pandêmico de COVID-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1445371799321987pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8749101676171464pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rivaldoreissanguinett.pdf492,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons