Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMello, Rachel Costa de Azevedo-
dc.contributor.authorBlera, Thiago de Castro-
dc.date.accessioned2024-01-25T18:09:19Z-
dc.date.available2024-01-25T18:09:19Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.identifier.citationBLERA, Thiago de Castro. A relação entre o rendimento esportivo e rendimento escolar de estudantes-atletas: uma revisão bibliográfica. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5486-
dc.descriptionO treinamento esportivo de alto rendimento requer desempenho e dedicação do atleta, muitas vezes conflitando com outras áreas de sua rotina como os estudos, por exemplo. Esta dedicação do atleta visa acaba levando para segundo plano, os estudos, prejudicando seu desempenho escolar. Leis educacionais e esportivas sem flexibilidade se juntam à falta de exigência de rendimento educacional favorável e contribuem para o fracasso no desempenho escolar ou para o abandono dos estudos por parte dos atletas. Assim propomos como questões de pesquisa: quais as relações entre o rendimento esportivo e o rendimento escolar de estudantes atletas nas publicações acadêmicas? Quais as dificuldades e os êxitos identificados na dupla jornada do estudante-atleta ao conciliar a rotina de treinamento com a rotina escolar? E definimos como objetivo geral: compreender as relações entre o rendimento escolar e o esportivo e, especificamente, compreender a relação entre rendimento esportivo e treinamento esportivo e compreender a relação entre desempenho escolar e escolarização; identificar as dificuldades e os êxitos encontrados na dupla jornada dos estudantes-atleta a partir da análise dos estudos publicados sobre o tema. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos e obtivemos os seguintes resultados: a análise dos artigos apontou conflito entre a dedicação ao esporte e aos estudos, e leis esportivas e educacionais restritivas quanto a essa relação. Concluímos ser fundamental um direcionamento das leis esportivas e educacionais, atrelando o rendimento escolar ao esportivo, bem como o diálogo entre as instituições de ensino, entidades esportivas, famílias e os próprios estudantes atletas para encontrar soluções que atendam às necessidades individuais visando a formação humana de qualidade.pt_BR
dc.description.abstractHigh-performance sports training requires performance and dedication from the athlete, often conflicting with other areas of their routine such as studies, for example. This athlete's dedication ends up taking his studies to the background, damaging his academic performance. Inflexible educational and sports laws are combined with the lack of favorable educational performance requirements and contribute to failure in academic performance or abandonment of studies by athletes. Therefore, we propose as research questions: what are the relationships between sports performance and the academic performance of student athletes in academic publications? What are the difficulties and successes identified in the student-athlete's double journey when reconciling the training routine with the school routine? And we define as a general objective: to understand the relationships between academic performance and sports and, specifically, to understand the relationship between sports performance and sports training and to understand the relationship between academic performance and schooling; Identify the difficulties and successes encountered in the double journey of student-athletes based on the analysis of studies published on the topic. To this end, we carried out a bibliographical research on scientific articles and obtained the following results: the analysis of the articles showed a conflict between dedication to sport and studies, and restrictive sporting and educational laws regarding this relationship. We conclude that it is essential to guide sports and educational laws, linking academic performance to sports, as well as dialogue between educational institutions, sports entities, families and student athletes themselves to find solutions that meet individual needs aiming at the human formation of quality.pt_BR
dc.format.extent35 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEsporte de alto rendimentopt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleA relação entre o rendimento esportivo e rendimento escolar de estudantes-atletas: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4546056444522252pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8749101676171464pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_thiagodecastroblera.pdf397,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons