Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaiva, Andréa Carla de-
dc.contributor.authorLima, Ana Tércia Silva de-
dc.date.accessioned2024-01-25T17:54:21Z-
dc.date.available2024-01-25T17:54:21Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Tércia Silva de. Cultura corporal e infância: o lazer como resistência na comunidade. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5483-
dc.descriptionA definição do tema do lazer para esta monografia se deu através das experiências obtidas no projeto de extensão da UFRPE, realizado na comunidade Vila Nova Tatuoca – Cabo de Santo Agostinho/PE. A partir da temática do lazer como foco para o levantamento de indagações, investigou-se como a Educação Física pode contribuir para a formação do acervo cultural e de lazer da população infantil de uma comunidade rural, inseridos em determinado contexto urbano precarizado, implicando na desconfiguração de seu modo de vida. O presente estudo tem como objetivo compreender a relação existente entre cultura corporal e a infância na comunidade Vila Nova Tatuoca, identificando os conceitos em torno das infâncias, e reconhecendo a perspectiva da educação para o lazer como possibilidade de fortalecimento e manutenção da memória coletiva da comunidade. Para tanto, optamos pela pesquisa de caráter qualitativo, especificamente pela pesquisa-ação desenvolvida em contato direto com a comunidade, cuja análise dos dados se referiu à análise de conteúdo. Durante o estudo, percebemos uma gradual evolução positiva em relação às questões de auto-organização e cooperação entre as crianças em suas atividades de lazer, na criação de novos jogos e brincadeiras que foram incorporados a seu acervo cultural, através do projeto de extensão. Ao mesmo tempo, a comunidade de Tatuoca, bem como tantas outras que passam por situação de expropriação, precisam manter resistência diante das drásticas mudanças negativas em seu modo de lazer nessa nova realidade social urbana, em comparação ao meio rural ao qual pertenciam anteriormente.pt_BR
dc.description.abstractThe definition of the theme of leisure for this monograph took place through the experiences obtained in the UFRPE extension project, carried out in the community of Vila Nova Tatuoca - Cabo de Santo Agostinho/PE. From the theme of leisure as a focus for the survey of questions, it was investigated how Physical Education can contribute to the formation of the cultural and leisure collection of the child population of a rural community, inserted in a certain precarious urban context, implying the deconfiguration of their way of life. This study aims to understand the relationship between body culture and childhood in the community Vila Nova Tatuoca, identifying the concepts around childhood, and recognizing the perspective of education for leisure as the possibility of strengthening and maintaining the collective memory of the community. Therefore, we opted for qualitative research, specifically for action research developed in direct contact with the community, whose data analysis referred to the content analysis. During the study, we noticed a gradual positive evolution in relation to issues of self-organization and cooperation among children in their leisure activities, in the creation of new games and games that were incorporated into their cultural collection through the extension project. At the same time, the community of Tatuoca, as well as many others that go through an expropriation situation, need to maintain resistance to the drastic negative changes in their way of leisure in this new urban social reality, in comparison to the rural environment to which they previously belonged.pt_BR
dc.format.extent65 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectCultura corporal de movimentopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectLazer - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectComunidade ruralpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.titleCultura corporal e infância: o lazer como resistência na comunidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0441300997949614pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1546386833032185pt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Joanna Lessa Fontes-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3516424517958161pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_anaterciasilvadelima.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons