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dc.contributor.advisorMelo, Jeane Cecília Bezerra de-
dc.contributor.authorAndrade, Alcides Cunha de-
dc.date.accessioned2024-01-17T13:07:42Z-
dc.date.available2024-01-17T13:07:42Z-
dc.date.issued2023-09-08-
dc.identifier.citationANDRADE, Alcides Cunha de. A vida através de cada bloco: ensino de programação para estudantes universitários através de jogo educativo. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5425-
dc.descriptionO problema da alta evasão em cursos superiores de computação é um tema recorrente na literatura científica, a qual indica dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de programação como um dos principais fatores para esse índice. Um outro fator detectado por esses estudos é que tais dificuldades ocorrem, em sua maioria, quando os estudantes têm um primeiro contato com programação. Para esse problema, diferentes soluções têm sido propostas. Dentre as abordagens mais promissoras, Game-based Learning (GBL) tem se mostrado uma metodologia eficaz. Adicionalmente, em termos de linguagem de programação, um paradigma recorrente para auxiliar na aprendizagem de estudantes iniciantes, é o uso de Programação Visual em Blocos. Assim, neste trabalho, a partir de uma revisão da literatura sobre o uso de GBL para o ensino de programação, é apresentado um jogo, chamado ”A vida através de cada bloco”. O jogo propõe desafios aos estudantes, os quais precisam ser resolvidos dentro de um limite de tempo pré-determinado. Portanto, o presente trabalho consiste em utilizar GBL, em conjunto com Programação Visual em Blocos, objetivando propor um jogo que auxilie no processo de aprendizagem de programação, voltado para estudantes ingressantes em cursos superiores de computação. Para ilustrar a proposta, um Produto Mínimo Viável, Minimum Viable Product (MVP), foi desenvolvido, contendo uma fase baseada em eventos que remetem a situações que podem ser vivenciadas por esse público alvo.pt_BR
dc.description.abstractThe problem of high dropout rates in higher education computer science courses is a recurring theme in the scientific literature, which indicates difficulties in the programming teaching-learning process as one of the main factors for this index. Another factor identified by these studies is that such difficulties mostly occur when students have their first contact with programming. For this problem, different solutions have been proposed. Among the most promising approaches, Game-Based Learning (GBL) has proven to be an effective methodology. Additionally, in terms of programming languages, a recurring paradigm to assist beginner students in learning is the use of Visual Block Programming. Thus, in this work, based on a literature review on the use of Game-Based Learning for programming education, a game called ”Life Through Each Block” is presented. The game poses challenges to students that need to be solved within a predetermined time limit. Therefore, the present work aims to use GBL in conjunction with Visual Block Programming to propose a game that aids in the programming learning process, targeted at incoming computer science students. To illustrate the proposal, a Minimum Viable Product (MVP) has been developed, containing a stage based on events that refer to situations that can be experienced by this target audience.pt_BR
dc.format.extent40 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectProgramação visual (Computação)pt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titleA vida através de cada bloco: ensino de programação para estudantes universitários através de jogo educativopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9676781312898621pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8499459630583005pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências da Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

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