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dc.contributor.advisorGomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Renato Oliveira Lopes de-
dc.date.accessioned2024-01-09T16:24:21Z-
dc.date.available2024-01-09T16:24:21Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationLIMA, Renato Oliveira Lopes de. Crédito, endividamento e inadimplência no Brasil: uma análise para o período de 2013 a 2023. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5339-
dc.descriptionEsta monografia teve como objetivo analisar a evolução do crédito, endividamento e inadimplência no Brasil entre 2013 e 2023, e destacar os benefícios da educação financeira. Para atingir esse objetivo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e dados secundários obtidos da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). A revisão da literatura mostra que houve uma expansão de crédito nesse período, estimulando o consumo das famílias brasileiras. Esse aumento do consumo, resultou em um endividamento excessivo. Os dados mostraram que o nível de endividamento das famílias cresceu nesse período, atingindo um percentual recorde em 2022. A pesquisa também mostrou que as famílias mais atingidas pela inadimplência são as de menores rendas e as de baixo nível educacional. Além disso, os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), mostraram que o Brasil teve o pior desempenho entre os países participantes, no qual 53% dos alunos brasileiros ficaram abaixo do nível mínimo de conhecimentos financeiros. A educação financeira é o processo de aprender e desenvolver habilidades para lidar com o dinheiro de forma inteligente e responsável e gerenciar investimentos, empréstimos e financiamentos. Sendo assim, a falta da educação financeira no Brasil impacta diretamente no descontrole das dívidas das famílias brasileiras. Portanto, a educação financeira é uma importante ferramenta para que as pessoas adquiram habilidades financeiras e gerenciem de forma eficaz as suas finanças, resultando em uma redução no endividamento excessivo e na inadimplência.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aimed to analyze the evolution of credit, debt and default in Brazil between 2013 and 2023, and highlight the benefits of financial education. To achieve this objective, the methodology used was bibliographical research and secondary data obtained from the Consumer Debt and Default Survey (Peic). The literature review shows that there was an expansion of credit during this period, stimulating the consumption of Brazilian families. This increase in consumption resulted in excessive debt. The data showed that the level of family debt grew during this period, reaching a record percentage in 2022. The research also showed that the families most affected by default are those with lower incomes and those with a low educational level. Furthermore, data from the International Student Assessment Program (Pisa) showed that Brazil had the worst performance among the participating countries, in which 53% of Brazilian students were below the minimum level of financial knowledge. Financial education is the process of learning and developing skills to deal with money intelligently and responsibly and manage investments, loans and financing. Therefore, the lack of financial education in Brazil has a direct impact on the lack of control over the debts of Brazilian families. Therefore, financial education is an important tool for people to acquire financial skills and effectively manage their finances, resulting in a reduction in excessive debt and default.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectDívidas pessoaispt_BR
dc.subjectInadimplência (Finanças)pt_BR
dc.subjectFamílias - Aspectos econômicospt_BR
dc.titleCrédito, endividamento e inadimplência no Brasil: uma análise para o período de 2013 a 2023pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7185808287510736pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9795791528582607pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Economiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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