Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLira, Rafael Pereira de-
dc.contributor.authorRodrigues, Aristóteles Nunes-
dc.date.accessioned2024-01-08T12:38:44Z-
dc.date.available2024-01-08T12:38:44Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Aristóteles Nunes. Utilizando o Scratch como uma ferramenta educacional no ensino de astronomia. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5323-
dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo contribuir na prática com o ensino e aprendizagem de astronomia e propiciar aos professores do ensino básico uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas diante da atual forma com que avançam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos processos de ensino e aprendizagem. Elaboramos um produto educacional na forma de simulação computacional e plano de aula, utilizando a ferramenta digital Scratch. Este trabalho é fundamentado sobre umas das necessidades práticas do ensino de astronomia: o uso de simulações para o ensino de algum conceito abstrato, e em conceitos como os de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA). Esta pesquisa também se apoia no que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o uso de TDICs na educação básica. Explanamos alguns exemplos de possibilidades de construção de simulações sobre astronomia e apresentamos as ações e comandos necessários para a construção da simulação do produto educacional utilizando o Scratch. Pesquisou-se em trabalhos acadêmicos referenciais sobre o uso da ferramenta digital Scratch no ensino de astronomia.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to contribute in practice to the teaching and learning of astronomy and to provide basic education teachers with a reflection on their pedagogical practices in the face of the current way in which Digital Information and Communication Technologies (TDICs) are advancing in teaching and learning processes. We developed an educational product in the form of computer simulation and lesson plan, using the digital tool Scratch. This work is based on one of the practical needs of astronomy teaching: the use of simulations to teach some abstract concept, and on concepts such as Virtual Learning Objects (OVA). This research is also supported by what the National Curricular Common Base (BNCC) says about the use of TDICs in basic education. We explain some examples of possibilities for building simulations on astronomy and present the actions and commands needed to build the simulation of the educational product using Scratch. Reference academic works on the use of the Scratch digital tool in astronomy teaching were researched.pt_BR
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectObjetos Virtuais de Aprendizagempt_BR
dc.titleUtilizando o Scratch como uma ferramenta educacional no ensino de astronomiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacionalpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9826094019860413pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4601784121439123pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEnsino de Astronomiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_aristotelesnunesrodrigues.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons