Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFalcão, Carolina Cavalcanti-
dc.contributor.authorSilva, Karen Aryadna Nascimento da-
dc.date.accessioned2024-01-05T18:50:01Z-
dc.date.available2024-01-05T18:50:01Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, Karen Aryadna Nascimento da. A piada da censura: L. L. e o discurso cômico controverso. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5319-
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo discutir a normalização que foi dada frente aos discursos do humorista L. L. e a forma com que rapidamente são comentados e compartilhados como apenas uma piada. Percebeu-se o aumento desse tipo de comédia Stand Up e como o espaço digital tem papel de influência. Dessa forma, L. L. utiliza o espaço digital como forma a promover uma “livre manifestação”, como se não houvesse qualquer regulação ética na sociedade. Partindo da compreensão sobre o papel político da comédia e a função social do humor, propõe-se uma Análise de Conteúdo (AC) das postagens de L. L. buscando abordar o entendimento das problemáticas sociais que envolvem seu discurso na Internet, tendo como termo central, o significante "censura". Com essa análise, a pesquisa sugere que o comediante se utiliza de duas estratégias para transmitir sua mensagem. A primeira é a controvérsia, através do uso da palavra censura, como um vetor de ganho de audiência e visibilidade na economia das redes. A segunda, o uso da palavra censura também com um discurso ativo, quando ele sofre tentativas de interdição de seu discurso.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the normalization that has been given to the speeches of comedian L. L., and how they are quickly commented and shared as just a joke. The increase of this kind of Stand Up comedy and how the digital space has an influential role was noticed. In this way, L. L. uses the digital space as a way to promote a "free manifestation", as if there was no ethical regulation in society. Based on the understanding of the political role of comedy and the social function of humor, we propose a Content Analysis (CA) of L. L.' posts, seeking to approach the understanding of the social problems that involve his discourse on the Internet, having as a central term, the signifier "censorship". With this analysis, the research suggests that the comedian uses two strategies to convey his message. The first is controversy, through the use of the word censorship, as a vector to gain audience and visibility in the network economy. The second, the use of the word censorship also with an active discourse, when he suffers attempts to ban his speech.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectComédia stand-uppt_BR
dc.subjectHumorismo brasileiropt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.titleA piada da censura: L. L. e o discurso cômico controverso.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9887570122994623pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências do Consumopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências do Consumopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_karenaryadnanascimentodasilva.pdf8,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons