Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/529
Título: Detecção do agente da podridão negra das crucíferas, Xanthomonas campestris pv. campestris ( Pamm.) Dowson pela técnica de infiltração a vácuo
Autor: Melo, Rosa Amélia Gomes de
Mariano, Rosa de Lima Ramos
Silva, Israel Pereira da
Palavras-chave: Doenças bacterianas das plantas;Podridão negra;Vegetais crucíferos;Hortaliças - Doenças e pragas
Data do documento: 1992
Citação: MELO, Rosa Amélia Gomes de; MARIANO, Rosa de Lima Ramos; SILVA, Israel Pereira da. Detecção do agente da podridão negra das crucíferas, Xanthomonas campestris pv. campestris ( Pamm.) Dowson pela técnica de infiltração a vácuo. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 4, p. 35-43, 1992.
Abstract: Foi avaliada a eficiência da técnica de infiltração a vácuo na detecção da bactéria Xanthomonas campestris pv. campestris (Xcc) em cultura pura e em sementes. Foram estudadas as influências de diferentes hospedeiros (couve, couve-flor, mostarda e repolho), utilizando-se como parâmetros de avaliação: número de folhas infectadas, tempo de aparecimento dos sintomas e porcentagem da área foliar infectada. Os resultados mostraram que a técnica é bastante eficiente podendo detectar Xcc em cultura pura na concentração de 4,5x101 ufc/ml, e em sementes com 1% de infecção. A mostarda foi em geral, o hospedeiro mais suscetível e que apresentou sintomas mais rapidamente. Tanto o número de folhas infectadas, quanto a percentagem de área foliar infectada foram válidos como parâmetros de avaliação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/529
Aparece nas coleções:n. 4, 1992 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1992_agro_04.pdf390,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.