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dc.contributor.advisorMarcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso-
dc.contributor.authorSilva, Viviane Oliveira da-
dc.date.accessioned2023-12-27T19:26:04Z-
dc.date.available2023-12-27T19:26:04Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.identifier.citationSILVA, Viviane Oliveira da. O conteúdo enzimas no ensino de Química: um panorama das propostas difundidas em periódicos nacionais. 2023. 150 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5276-
dc.descriptionA pesquisa realizada foi de natureza documental, descritiva e exploratória, e se aproxima das investigações do estado do conhecimento com o objetivo principal de oferecer uma visão panorâmica de uma parte importante da produção acadêmica brasileira sobre o ensino do conteúdo enzimas, pela análise dos artigos publicados em alguns dos principais periódicos nacionais nos quais a comunidade de Educação Química dissemina os resultados dos seus estudos. Adotou-se como documentos primários os artigos publicados em 12 (doze) periódicos com Qualis CAPES. O percurso metodológico foi desenhado em consonância com a perspectiva de Morosini, seguindo as etapas da bibliografia anotada, sistematizada, categorizada e propositiva. De um total 8.303 de artigos consultados, 56 versavam sobre enzimas, mas apenas 13 (treze) constituíram o corpus da pesquisa, por serem direcionados ao ensino de enzima. Uma análise de conteúdo permitiu o estabelecimento de categorização dos achados. Esses trabalhos estão preferencialmente destinados ao Ensino Superior, 10 artigos, enquanto 4 artigos são voltados ao Ensino Médio e 2 ao Ensino Tecnológico; 3 trabalhos propõem atividades destinadas a mais de um nível de ensino. Os principais gêneros de trabalhos são: i) pesquisa educacional: 4 artigos; ii) desenvolvimento de atividade experimental: 7 artigos; e iii) relato de experiência didática, 2 artigos. A experimentação é a temática principal em 10 dos artigos investigados – 9 em atividade enzimática e 1 em propriedades das enzimas, enquanto a modelagem é a temática nos outros 3 artigos. Os conteúdos abordados são atividade enzimática (catálise), inibição e inativação; funções das enzimas; e modelo enzima-substrato. Nos artigos, há prioridade da relação experimentação + atividade enzimática (9), quando comparada com as demais categorias: modelagem + modelo enzima-substrato (3) e experimentação + propriedades (1). As atividades com experimentos de baixo custo, tanto voltados para o Ensino Superior quanto para Ensino Médio, sãos as principais estratégias didáticas utilizadas. A modelagem com modelos 3D ou computacionais também é utilizada, assim como videoaulas com experimentos simulados e um jogo didático adaptado. É importante também que se invista no desenvolvimento de propostas que considerem os processos formativos nos diferentes níveis de ensino de Química, incluindo a formação superior. Nesse sentido, é necessário o estímulo à oferta de momentos formativos que estimulem discussões e reflexões no ensino e na formação de professores, e de outros profissionais, sobre a modelagem computacional com fins didáticos. Em associação a esses aspectos, um campo de interesse e ainda carente de ações é o de ensino não presencial. Por isso, é preciso se incentivar o desenvolvimento de estudos e a produção de instrumentos/produtos didáticos sobre o conteúdo enzimas para o ensino virtual, principalmente com os recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Também é importante se estimular o desenvolvimento estratégias que sejam opções à experimentação e à modelagem.pt_BR
dc.description.abstractThe research carried out was documentary, descriptive and exploratory in nature, and approaches investigations into the state of knowledge with the main objective of offering a panoramic view of an important part of Brazilian academic production on the teaching of enzymes content, through the analysis of published articles in some of the main national journals in which the Chemical Education community disseminates the results of its studies. Articles published in 12 (twelve) journals with Qualis CAPES were adopted as primary documents. The methodological path was designed in line with Morosini's perspective, following the steps of the annotated, systematized, categorized and propositional bibliography. Of a total of 8,303 articles consulted, 56 dealt with enzymes, but only 13 (thirteen) constituted the research corpus, as they were aimed at teaching enzymes. A content analysis allowed the establishment of categorization of the findings. These works are preferably aimed at Higher Education, 10 articles, while 4 articles are aimed at Secondary Education and 2 at Technological Education; 3 works propose activities aimed at more than one level of education. The main genres of work are: i) educational research: 4 articles; ii) development of experimental activity: 7 articles; and iii) report of teaching experience, 2 articles. Experimentation is the main theme in 10 of the articles investigated – 9 on enzyme activity and 1 on enzyme properties, while modeling is the theme in the other 3 articles. The contents covered are enzymatic activity (catalysis), inhibition and inactivation; enzyme functions; and enzyme-substrate model. In the articles, the relationship between experimentation + enzymatic activity (9) is prioritized, when compared to the other categories: modeling + enzyme-substrate model (3) and experimentation + properties (1). Activities with low-cost experiments, both aimed at Higher Education and Secondary Education, are the main teaching strategies used. Modeling with 3D or computational models is also used, as well as video classes with simulated experiments and an adapted educational game. It is also important to invest in the development of proposals that consider training processes at different levels of Chemistry education, including higher education. In this sense, it is necessary to encourage the provision of training moments that stimulate discussions and reflections in the teaching and training of teachers, and other professionals, on computational modeling for didactic purposes. In association with these aspects, a field of interest that still lacks action is non-face-to-face teaching. Therefore, it is necessary to encourage the development of studies and the production of teaching instruments/products on enzyme content for virtual teaching, mainly with the resources of Digital Information and Communication Technologies. It is also important to encourage the development of strategies that are options for experimentation and modeling.pt_BR
dc.format.extent150 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnzimaspt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleO conteúdo enzimas no ensino de Química: um panorama das propostas difundidas em periódicos nacionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7518586937701331pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
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