Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5273
Título: Uma proposta de sequência didática para abordar ácidos e bases utilizando o anime Dr. Stone
Autor: Santana, Luana Briano de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7258859470198175
Orientador: Simões Neto, José Euzébio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Co-orientador : Monteiro, Natália da Silva
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/3668105176806261
Palavras-chave: Ensino de química;Sequência didática;Ácidos;Bases (Química);Desenho animado
Data do documento: 22-Set-2023
Citação: SANTANA, Luana Briano de. Uma proposta de sequência didática para abordar ácidos e bases utilizando o anime Dr. Stone. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As society advances in the consumption of new media, Chemistry teaching cannot be stuck in a past in which schools did not address important contexts for life beyond their walls. Today, in a globalized world and with the speed of the Internet, to keep students motivated and willing to learn Chemistry, teachers increasingly have to go out of their way to find new strategies. Using elements of mass culture, which influence young people in their daily experiences, in favor of learning is necessary, as it is an attempt to link the real world and scientific knowledge. Given this situation, this work aims to propose the design of a didactic sequence aimed at approaching the concepts of acid and base, centered on the anime Dr. Stone, aimed at high school. Even though anime is still little used in Chemistry teaching, research already points to its potential as a teaching tool and motivating element within the classroom. The sequence was designed and organized according to the 5E instructional method, created by the research group Biological Sciences Curriculum Study (BSCS), and is therefore divided into five phases: engagement, exploration, explanation, elaboration and evaluation. Therefore, we hope that the proposal presented here will be used by Basic Education Chemistry teachers.
Resumo: Com o avançar da sociedade no consumo de novas mídias, o ensino de Química não pode ficar preso a um passado em que as escolas não abordavam contextos importantes para a vida além de seus muros. Hoje, em um mundo globalizado e com a velocidade da Internet, para manter estudantes motivados e com vontade de aprender Química, cada vez mais os professores têm que se desdobrar na busca por novas estratégias. Utilizar elementos da cultura de massa, que influenciam os jovens em suas vivências cotidianas, a favor da aprendizagem se faz necessário, sendo uma tentativa de atrelar o mundo real e o conhecimento científico. Diante desta situação, este trabalho tem como objetivo propor o desenho de uma sequência didática visando a abordagem dos conceitos de ácido e base, centrado no anime Dr. Stone, voltada para o Ensino Médio. Mesmo animes ainda sendo pouco utilizados no ensino de Química, pesquisas já apontam seu potencial como ferramenta didática e elemento motivador dentro da sala de aula. A sequência foi elaborada e organizada de acordo com o método instrucional 5E, idealizado pelo grupo de pesquisa Biological Sciences Curriculum Study (BSCS), e dessa forma encontra-se dividida em cinco fases: engajamento, exploração, explicação, elaboração e avaliação. Assim, esperamos que a proposta aqui apresentada seja utilizada por professores de Química da Educação Básica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5273
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_luanabrianodesantana.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons