Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFirme, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.authorLima, Izabelly Tavares de-
dc.date.accessioned2023-12-27T16:16:19Z-
dc.date.available2023-12-27T16:16:19Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.citationLIMA, Izabelly Tavares de. Análise de artigos sobre a temática passabilidade: identificando contribuições para o ensino de Química segundo abordagem de QSC na perspectiva da educação em Direitos Humanos. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5262-
dc.descriptionOs Direitos Humanos são direitos Universais, para todo e qualquer ser humano. Nesta monografia, assume-se a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) como estratégia didática para a condução do ensino de Química na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Nessa perspectiva, uma das temáticas que podem ser abordadas no ensino de Química é a passabilidade. Entretanto, trabalhos envolvendo essa temática não foram encontrados nos principais periódicos nacionais de ensino de Química. Portanto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar aspectos sobre a passabilidade, trazidos em trabalhos publicados em periódicos que não são da área de ensino de Química, que podem contribuir para o ensino de Química segundo abordagem de QSC na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, na qual os trabalhos publicados em periódicos foram mapeados com o uso da palavra-chave passabilidade na plataforma Google Scholar, considerando publicações de 2017 a 2022. Os trabalhos mapeados foram analisados a partir das seguintes características: objetivos dos trabalhos; público-alvo; aspectos abordados sobre a passabilidade; referenciais teóricos sobre passabilidade adotados; e algumas considerações apresentadas no trabalho. A partir das análises conclui-se que a passabilidade pode ser caracterizada como uma QSC, dado que se constitui como uma questão controversa apresenta embasamento científico, envolve a tomada de escolha, possui dimensão local, nacional e global, além de ser atual. Adicionalmente, percebeu-se que os processos de sensibilização, a promoção do respeito ao direito dos outros, e a promoção de um ensino inclusivo que não incentive o preconceito, a discriminação, o racismo e a violência, eixos estruturantes para a Educação em Direitos Humanos, podem ser atendidos a partir da temática passabilidade no ensino de Química.pt_BR
dc.description.abstractHuman Rights are universal rights for each human being. In this monograph, the approach of socio-scientific issues (SSI) is assumed as a didactic strategy for conducting the teaching of Chemistry from the perspective of Education in Human Rights. From this perspective, one of the themes that can be addressed in the teaching of Chemistry is Passability. However, works involving this theme were not found in the main national journals for teaching Chemistry. Therefore, this research aims to analyze aspects about Passability, brought in works published in journals that are not in the area of Chemistry teaching, which can contribute to the teaching of chemistry according to the SSI approach from the perspective of Education in Human Rights. This is bibliographic research of the state of knowledge type, in which the works published in journals were mapped using the keyword passability on the Google Scholar platform, considering publications from 2017 to 2022. The mapped works were analyzed from the following characteristics: objectives of the work; target Audience; aspects addressed about passability; theoretical references on passability adopted; and some considerations presented in the work. Based on the analysis, it is concluded that Passability can be characterized as a SSI, given that it is a controversial issue, has a scientific basis, involves choice-making, has a local, national and global dimension, in addition to being current. Additionally, it was noticed that the sensitization processes, the promotion of respect for the rights of others, and the promotion of an inclusive education that does not encourage prejudice, discrimination, racism and violence, are structuring axes for Education in Human Rights, can be met from the theme Passability in Chemistry Teaching.pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.titleAnálise de artigos sobre a temática passabilidade: identificando contribuições para o ensino de Química segundo abordagem de QSC na perspectiva da educação em Direitos Humanospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9465097213606651pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7234636790850019pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_izabellytavaresdelima.pdf937,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons