Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Suely Alves da-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Elaine Lins dos Santos-
dc.date.accessioned2023-12-27T16:05:56Z-
dc.date.available2023-12-27T16:05:56Z-
dc.date.issued2023-04-17-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Elaine Lins dos Santos. A utilização do método de Feynman no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de soluções para alunos (as) do ensino médio em uma escola da rede privada do município de Recife. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5261-
dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo analisar a viabilidade da utilização do método Feynman no processo de ensino-aprendizagem para apropriação do conteúdo soluções, como uma metodologia ativa de estudo, em uma turma do ensino médio de escola privada com 15 estudantes. Nessa pespectiva, o caminho metodológico apresentou 5 etapas, essas etapas estão baseadas na exploração dos métodos que os estudantes utilizam para estudar, como também no método de estudo de Feynman e foram elas: aplicação dos questionários, apresentação do conteúdo e do método Feynman, aplicação do método Feynman pelos estudantes e reaplicação do questionário. Analisamos como a forma particular de estudo que o sujeito escolhe afeta diretamente a obtenção real do conhecimento. Dessa forma, aplicamos com os estudantes um método de construir o conhecimento e aprendê-lo ensinando para outra pessoa, chamado Método Feynman, usando o conteúdo de soluções. Acreditamos que o estudo com o Método Feynmam pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de soluções, como de qualquer outro conteúdo. No entanto, se faz necessário que a técnica seja realizada de maneira completa para que se alcance o resultado esperado, que é a aprendizagem, o que foi possível constatarmos nessa pesquisa, em relação ao conteúdo de soluções. Concluímos com os resultados obtidos uma considerável melhora na adequação dos termos científicos e aumento do vocabulário referente ao conteúdo. Esperamos que essa nova estratégia venha possibitar um olhar mais agradável e motivador dos estudantes sobre a ciência química.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the feasibility of using the Feynman method in the teaching-learning process for appropriating content solutions, as an active study methodology. In this perspective, the methodological path presented 5 stages, these stages are based on the exploration of the methods that students use to study, as well as on the Feynman study technique and they were: Application of the questionnaires, presentation of the content and of the Feynman method, application of the Feynman method by the students and reapplication of the questionnaire. We analyze how the particular form of study that the subject chooses directly affects the actual acquisition of knowledge, in this way, we apply with students a method of building knowledge and learning it by teaching it to someone else, called the Feynman Method, using the content of solutions. We believe that the study with the Feynmam Method can help in the process of teaching the content of solutions, as with any other content, however, it is necessary that the technique be carried out in a complete way in order to reach the expected result, which is the learning, which was possible to verify in this research, in relation to the content of solutions. We concluded with the results a considerable improvement in the adequacy of the scientific terms and increase of the vocabulary referring to the content. We hope that this new strategy will provide students with a more pleasant and motivating view of chemical science.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSolução (Química)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMétodo de estudopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA utilização do método de Feynman no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de soluções para alunos (as) do ensino médio em uma escola da rede privada do município de Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4410292056278415pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3497194749381919pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_elainelinsdossantosalbuquerque.pdf614,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons