Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5257
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Firme, Ruth do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Lemos, Gilvanete Maria de Oliveira Negromonte Barros | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T15:32:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T15:32:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, Gilvanete Maria de Oliveira Negromonte Barros. Análise de pressupostos da abordagem Ciências-Tecnologia-Sociedade (CTS) na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias- manual do professor. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5257 | - |
dc.description | No Brasil, com a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e, por conseguinte, do Novo Ensino Médio, os Livros Didáticos precisaram alterar sua estrutura passando a ser organizados por áreas de conhecimento. Nesse sentido, para atender o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), os livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias sofreram alterações. Nesse contexto, a pesquisa descrita nesta monografia teve como objetivo analisar pressupostos da abordagem CTS presentes na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias – manual do professor. Portanto, foi realizada uma pesquisa documental, cuja fonte de dados foi o capítulo 5 da respectiva obra. Os resultados apontam que o capítulo 5 apresenta pressupostos educacionais da abordagem CTS, dado que foram identificados aspectos voltados para os propósitos desta abordagem, segundo Strieder e Kawamura (2017), os quais foram: estabelecimento de relações entre conhecimento científico escolar e contexto; proposição de questionamentos e posicionamentos acerca de questões sociais; e proposição de atividades que podem contribuir para o desenvolvimento de compromissos sociais pelos estudantes. Portanto, o capítulo analisado do livro em tela tem potencial para o desenvolvimento da abordagem CTS no ensino de Ciências e da Química. E esse resultado pode contribuir para as pesquisas da área de ensino de Química quando se trata da abordagem CTS no Novo Ensino Médio e no livro didático da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias. | pt_BR |
dc.description.abstract | In Brazil, with the implementation of the Common National Curricular Base (BNCC) and, consequently, of the New High School, Textbooks needed to change their structure, starting to be organized by areas of knowledge. In this sense, to comply with the National Textbook Plan (PNLD), textbooks in the field of Natural Sciences and their technologies undergo changes. In this context, the research described in this monograph aimed to analyze assumptions of the STS approach present in the book Novo Ensino Médio Projetos Integradores in the area of Natural Sciences and its technologies - a teacher's manual. Therefore, a documentary research was carried out, whose data source was chapter 5 of the respective work. The results indicate that chapter 5 presents educational assumptions of the STS approach, given that aspects related to the Purposes of this approach were identified, according to Strieder and Kawamura (2017), which were: establishing relationships between school scientific knowledge and context; proposition of questions and positions on social issues; and proposition of activities that can contribute to the development of social commitments by students. Therefore, the analyzed chapter of the book on screen has potential for the development of the STS approach in Science and Chemistry teaching. And this result can contribute to research in teaching Chemistry when it comes to the STS approach in New High School and in the textbook around Natural Sciences and its technologies. | pt_BR |
dc.format.extent | 51 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) | pt_BR |
dc.title | Análise de pressuposto da abordagem Ciências-Tecnologia-Sociedade (CTS) na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias - manual do professor | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7234636790850019 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_gilvanetemariadeoliveiranegromontebarroslemos.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons