Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFirme, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.authorHolanda Junior, Fernando Antônio Guimarães de-
dc.date.accessioned2023-12-27T15:16:00Z-
dc.date.available2023-12-27T15:16:00Z-
dc.date.issued2023-04-04-
dc.identifier.citationHOLANDA JUNIOR, Fernando Antônio Guimarães de. Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na temática "Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais": uma análise das compreensões de estudantes. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5255-
dc.descriptionNeste trabalho analisamos as compreensões dos estudantes sobre relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e suas implicações sociais (relações CTS) e sobre conceitos científicos relativos ao estudo dos gases e ao funcionamento da máquina a vapor. Nessa perspectiva, planejamos e implementamos uma intervenção pedagógica com abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), a partir da temática “Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais”, para o estudo dos gases enfatizando as relações entre as variáveis pressão, volume e temperatura. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo intervenção pedagógica, contamos com a participação em média de 37 estudantes da 1ª série do ensino médio, com faixa etária em torno dos 15 anos, de uma escola de referência em ensino médio da rede estadual de Pernambuco localizada na cidade do Recife, e conduzimos quatro etapas metodológicas, a saber: planejamento da intervenção pedagógica; implementação da intervenção pedagógica; coleta de dados; e análise dos dados. Para a análise dos dados consideramos como categorias a priori: compreensões dos estudantes acerca das relações entre revolução industrial, máquina a vapor e a sociedade; compreensões dos estudantes acerca das relações CTS no contexto da temática “Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais”; e compreensões dos estudantes acerca conceitos químicos relativos ao estudo dos gases com ênfase nas relações entre as variáveis pressão, volume e temperatura e ao funcionamento da máquina a vapor. A partir dos achados dessa pesquisa podemos dizer que os estudantes expressaram compreensões que consideraram tanto consequências negativas como consequências positivas da revolução industrial para sociedade. Quanto às relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico e suas implicações sociais, os estudantes, em conjunto, apresentaram três formas de entendimento: as inovações científicas e tecnológicas sempre repercutem no bem estar social; tais inovações não repercutem no bem estar social, e inovações científicas e tecnológicas trazem benefícios e prejuízos ao bem estar social. Entretanto, poucos compreenderam, do ponto de vista científico, as relações entre as variáveis pressão, volume e temperatura e o funcionamento da máquina a vapor a partir dessas relações.pt_BR
dc.description.abstractIn this study, we analyze students' understanding of the relationships between scientific and technological development and their social implications (STS relationships) and of scientific concepts related to the study of gases and the operation of the steam engine. From this perspective, we planned and implemented a pedagogical intervention with a Science-Technology-Society (STS) approach, based on the theme “Industrial revolution and the steam engine: reflections on social changes”, for the study of gases emphasizing the relationships between the variables pressure, volume and temperature. We characterized the research as qualitative, of the pedagogical intervention type, with the participation of an average of 37 students from the 1st year of high school, aged around 15 years, from a reference school in high school in the state network of Pernambuco located in city of Recife, and we conducted four methodological stages, namely: planning of the pedagogical intervention; implementation of the pedagogical intervention; data collect; and data analysis. For data analysis, we considered as a priori categories: students' understandings about the relationships between industrial revolution, steam engine and society; students' understandings about STS relations in the context of the theme “Industrial revolution and the steam engine: reflections on social changes”; and students' understanding of chemical concepts related to the study of gases with emphasis on the relationships between pressure, volume and temperature variables and the operation of the steam engine. From the findings of this research, we can say that the students expressed understandings that they considered both negative and positive consequences of the industrial revolution for society. As for the relationships between scientific and technological development and its social implications, the students, together, presented three ways of understanding: scientific and technological innovations always have an impact on social wellbeing; such innovations do not have repercussions on social well-being, and scientific and technological innovations bring benefits and harm to social well-being. However, few understood, from a scientific point of view, the relationships between the variables pressure, volume and temperature and the functioning of the steam engine based on these relationships.pt_BR
dc.format.extent67 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectGasespt_BR
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subjectRevolução industrialpt_BR
dc.subjectMáquinas a vaporpt_BR
dc.titleAbordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na temática "Revolução industrial e a máquina a vapor: reflexos nas mudanças sociais": uma análise das compreensões de estudantespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8956832183050253pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7234636790850019pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_fernandoantonioguimaraesdeholandajunior.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons