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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBastos, Cristiano Costa-
dc.contributor.authorSilva, Givanildo Rocha da-
dc.date.accessioned2023-11-14T21:57:51Z-
dc.date.available2023-11-14T21:57:51Z-
dc.date.issued2022-10-06-
dc.identifier.citationSILVA, Givanildo Rocha da. Aulas experimentais no ensino da Química: aprendizagem e inclusão. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5204-
dc.descriptionNo período da formação em licenciatura os futuros professores se deparam com a preocupação de como será sua prática profissional e de como motivar seus alunos, especialmente, sabendo que a maioria deles considera que os conteúdos de Química são difíceis. O desafio, portanto, ao professor do ensino médio, está em como tornar o ensino dessa disciplina prazeroso, instigante e motivar os alunos nas descobertas dessa área de conhecimento. Uma das alternativas discutidas por professores e pesquisadores é contextualizar os conteúdos ministrados com a realidade do educando, por exemplo, utilizando aulas experimentais. Diante desse contexto, este trabalho objetiva, de forma geral, analisar contribuições de aulas experimentais no ensino e aprendizagem dos conteúdos de química no ensino médio, partindo de uma pesquisa bibliográfica em bases de dados, artigos e livros publicados e, por meio de resultados obtidos na vivência do estágio supervisionado, de modo a identificar se há contribuições dessa metodologia na perspectiva de professores e estudantes. Em adição, busca-se analisar contribuições trazidas para os alunos com deficiência ao se utilizar aulas experimentais e recursos de tecnologia assistivas (TA). A expectativa é de que, nessas aulas de laboratório os alunos passem de mero espectadores/observadores e cheguem a experienciar e refletir sobre conceitos da química em situações que estão acontecendo no cotidiano deles. A metodologia utilizada teve como ponto de partida uma pesquisa bibliográfica, com temática central no ensino da química por meio de aulas práticas (aulas experimentais) e pensando na inclusão de alunos com deficiência. Com esse propósito, o trabalho em tela apresenta um pouco da história do ensino da química no Brasil; historia e aborda dificuldades na formação e na prática do docente de química, no contexto das escolas brasileiras; aborda o papel imprescindível que a experimentação provê ao ensino da Química e, por fim, aborda a inclusão de alunos com deficiência. O recorte sobre a inclusão deve-se à participação em um curso sobre ESCOLA INCLUSIVA no portal EDUCARE (EDUCARE, 2022). À medida que se foi desenvolvendo esse trabalho foi possível perceber questões mais intrínsecas à temática central e à vivência nas aulas experimentais, tanto devido à química e seus conteúdos, quanto em razão da realidade estrutural das escolas de ensino médio e da formação dos doentes de química no Brasil. Por fim, a intervenção realizada no estágio supervisionado e a leitura do material selecionado encaminham as seguintes considerações: 1- foi possível perceber que a experimentação se apresenta como uma importante maneira de ensinar química, embora nem todos os autores pesquisados concordem com isso; 2- que os cursos de licenciatura precisam de adequação para contemplar as demandas da escola inclusiva; 3- os resultados da intervenção, no período de estágio, permitiram observar que houve contribuição diferenciada, em termos de aprendizado, dos conteúdos ministrados por meio das aulas com experimentos em laboratório e, que essa metodologia propiciou uma maior interação, despertando o interesse dos alunos, possibilitando melhoria no conhecimento e na aprendizagem dos conteúdos.pt_BR
dc.description.abstractDuring the training period, future teachers are faced with the concern of what their professional practice will be like and how to motivate their students, especially knowing that most of them consider the contents of Chemistry to be difficult. The challenge, therefore, for the high school teacher, is how to make the teaching of this subject pleasurable, thought-provoking and motivate students to discover this area of knowledge. One of the alternatives discussed by teachers and researchers is to contextualize the contents taught with the reality of the student, for example, using experimental classes. Given this context, this work aims, in general, to analyze the contributions of experimental classes in the teaching and learning of chemistry content in high school, starting from bibliographic research in databases, articles, and published books and, through the results obtained in the experience of the supervised internship, in order to identify whether there are contributions of this methodology from the perspective of teachers and students. In addition, we seek to analyze contributions brought to students with disabilities when using experimental classes and assistive technology (AT) resources. The expectation is that, in these laboratory classes, students will go from mere spectators/observers and come to experience and reflect on chemistry concepts in situations that are happening in their daily lives. The methodology used had as its starting point bibliographical research, with a central theme in the teaching of chemistry through practical classes (experimental classes) and thinking about the inclusion of students with disabilities. For this purpose, the work on screen presents a little of the history of chemistry teaching in Brazil; history and addresses difficulties in the training and practice of chemistry teachers, in the context of Brazilian schools; addresses the essential role that experimentation provides to the teaching of Chemistry and, finally, addresses the inclusion of students with disabilities. The focus on inclusion is due to participation in a course on INCLUSIVE SCHOOL on the EDUCARE portal (EDUCARE, 2022). As this work was developed, it was possible to perceive issues more intrinsic to the central theme and to the experience in experimental classes, both due to chemistry and its contents, and due to the structural reality of high schools and the training of chemistry patients. in Brazil. Finally, the intervention carried out in the supervised internship and the reading of the selected material lead to the following considerations: 1- it was possible to perceive that experimentation is presented as an important way of teaching chemistry, although not all the authors surveyed agree with this; 2- that licensure courses need to be adapted to meet the demands of an inclusive school; 3- the results of the intervention, during the internship period, allowed us to observe that there was a differentiated contribution, in terms of learning, of the contents taught through the classes with laboratory experiments and that this methodology provided greater interaction, arousing the interest of students , enabling improvement in knowledge and content learning.pt_BR
dc.format.extent50 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica experimentalpt_BR
dc.subjectTecnologias assistivaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleAulas experimentais no ensino da Química: aprendizagem e inclusãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6385190604693576pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Químicapt_BR
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