Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMello, Rachel Costa de Azevedo-
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Pereira-
dc.date.accessioned2023-08-16T19:05:23Z-
dc.date.available2023-08-16T19:05:23Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Pereira. A importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física no ensino fundamental anos iniciais. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4869-
dc.descriptionEsta pesquisa tem o propósito de investigar a importância do jogo enquanto conteúdo de ensino do componente curricular Educação Física, partindo da problemática: Qual a importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental dos anos iniciais - 1º ao 5º ano? O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental em publicações acadêmicas. E como objetivos específicos da pesquisa foram definidos: identificar historicamente o conceito de jogo; compreender o conhecimento da Educação Física escolar; analisar o jogo como conteúdo de ensino nas propostas do Currículo de Pernambuco no Ensino Fundamental anos iniciais; compreender o jogo como conteúdo de ensino da Educação Física escolar. A pesquisa busca responder teoricamente esses objetivos, a partir da análise de artigos relacionados ao tema, utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. Enquanto resultados da pesquisa, podemos afirmar que o conteúdo de ensino Jogo é um importante conteúdo da Educação Física, principalmente no Ensino Fundamental anos iniciais, pois é um conhecimento que colabora na construção de diversos fatores como, desenvolvimento cognitivo, motor, criatividade, aspectos sociais, culturais e emocionais. O Jogo é um conhecimento amplo, que vem sendo desmistificado e assim passamos a entender suas múltiplas dimensões, não sendo associado apenas como apropriação do mundo infantil, do brincar pelo brincar, mas afirmando o seu valor educacional na perspectiva de conhecimento e conteúdo de ensino no âmbito escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis research has the purpose of investigating the importance of the Game while content of teaching of the component curricular Physical education, leaving of the problem: Which the importance of the content of teaching Game in the component curricular Physical education in the Fundamental Teaching of the initial years - 1st to the 5th year? The general objective of the research was to analyze the importance of the content of teaching Game in the component curricular Physical education in the years begin of the Fundamental Teaching in academic publications. And as specific objectives of the research it was defined: to identify the concept of Game historically; to understand the knowledge of the school Physical education; to analyze the game as teaching content in the proposals of the Curriculum of Pernambuco in the Teaching Fundamental Initial Years; to understand the game as content of teaching of the school Physical education. The research search to answer those objectives theoretically, starting from the analysis of articles related to the theme, using the methodology of qualitative bibliographical research. While results of the research, we can affirm that the content of teaching Game is an important content of the Physical education, mainly in the Teaching Fundamental Initial Years, because it is a knowledge that collaborates in the construction of several factors as cognitive development, motor, creativity, aspects social, cultural and emotional. The Game is a wide knowledge, that it has been demystified and we started like this to understand their multiple dimensions, not being just associated as appropriation of the infantile world, of playing for playing, but affirming his/her education value in the knowledge perspective and teaching content in the school extent.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleA importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental anos iniciais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3145178293717769pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8749101676171464pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_anapaulapereirasilva.pdf480,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.