Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4864
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paiva, Andréa Carla de | - |
dc.contributor.author | Silva, Erika Lídia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T21:53:58Z | - |
dc.date.available | 2023-08-15T21:53:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Erika Lídia dos Santos. A educação física como componente curricular para os jovens em situação de privação de liberdade. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4864 | - |
dc.description | Este estudo tem como objetivo compreender o direito à Educação e sua inserção no contexto do atendimento aos jovens em situação de privação de liberdade no cenário das aulas de Educação Física. Tendo como objetivos específicos identificar como o componente curricular obrigatório Educação Física contribui para a formação dos jovens estudantes em privação de liberdade, mapeando e analisando documentos e estudos sobre o direito à educação do jovem em privação de liberdade e à Educação Física. Entendendo que a educação é de suma importância para o cidadão. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica-documental, selecionando os principais estudos e documentos sobre a temática para análise, utilizando-se da análise de conteúdo como referência. A pesquisa colaborou para compreender a importância da educação e da Educação Física enquanto componente curricular do jovem em privação de liberdade. Mostrando os principais pontos discutidos pelos estudos selecionados e o que os documentos norteiam. A partir disso, esse estudo compreende que a educação é fundamental na dignidade humana, formando o homem e transformando a sociedade. Neste contexto, a Educação Física é parte fundamental deste processo como um componente curricular. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to understand the right to Education and its insertion in the context of serving young people in situation of deprivation of liberty in the scenario of Physical Education classes. The specific objectives are to identify how the compulsory curriculum component Physical Education contributes to the education of young students in prison, mapping and analyzing documents and studies on the right to education of young people in prison and Physical Education. Understanding that education is of utmost importance for the citizen. This study was developed through a bibliographic-documentary research, selecting the main studies and documents about the theme for analysis, using content analysis as a reference. The research collaborated to understand the importance of education and Physical Education as a curricular component for young people in prison. It showed the main points discussed by the selected studies and what the documents guide. From this, this study understands that education is fundamental to human dignity, forming man and transforming society. In this context, Physical Education is a fundamental part of this process as a curricular component. | pt_BR |
dc.format.extent | 48 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Delinquentes juvenis | pt_BR |
dc.title | A educação física como componente curricular para os jovens em situação de privação de liberdade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8813141059872155 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1546386833032185 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_erikalidiadossantossilva.pdf | 276,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.