Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4858
Título: | As práticas corporais de aventura nas aulas de educação física: possibilidades no trato com o conhecimento |
Autor: | Oliveira, Rebecca Karon Gonçalves de |
Orientador: | Lindoso, Rosângela Cely Branco |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3076590717855221 |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Cultura corporal de movimento;Práticas corporais de aventura |
Data do documento: | 4-Out-2022 |
Citação: | OLIVEIRA, Rebecca Karon Gonçalves de. As práticas corporais de aventura nas aulas de educação física: possibilidades no trato com o conhecimento. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | This study equates the problem about the educational possibilities concerning the body adventure practices in Physical Education classes. From a literature review, investigation of regulatory documents and presentation of two reports of experiences lived during the graduation of the Degree course in Physical Education, the results indicate that these practices are on the rise and are already part of the national pedagogical proposal, providing a rich field with creative potential to be worked in different ways on the school floor. It is a qualitative, bibliographic research bibliographic, composed of an exploratory research that aimed to identify and suggest possibilities of dealing with the knowledge about adventure sports in School Physical Education classes. Certainly, the reflection and discussion on this theme are fundamental procedures as possibilities that can be materialized. We conclude that there are many practices that can be worked in the school context, with low costs, risks, in different environments and offering an excellent opportunity to be worked in an interdisciplinary way, enriching even more the students' experiences. |
Resumo: | Esse estudo busca equacionar o problema sobre as possibilidades educativas, acerca das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física. A partir de uma revisão bibliográfica, investigação de documentos reguladores da educação e apresentação de dois relatos de experiências vivenciados durante a graduação do curso de Licenciatura em Educação Física, os resultados apontam que essas práticas estão em crescimento e já fazem parte da proposta pedagógica nacional, proporcionando um campo rico e com potencial criativo para ser trabalhado de diversas formas no chão da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, uma pesquisa exploratória que objetivou identificar e sugerir possibilidades do trato com o conhecimento acerca das práticas de aventura nas aulas de Educação Física Escolar. Certamente, a reflexão e o debate sobre a referida temática configuram-se procedimentos fundamentais para que as possibilidades possam ser concretizadas. Concluímos que existem muitas práticas que podem ser trabalhadas no contexto escolar, com baixos custos, riscos, em diferentes ambientes e oferecendo uma excelente oportunidade de serem trabalhados de forma interdisciplinar, enriquecendo ainda mais as experiências dos estudantes. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4858 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_rebeccakarongoncalvesdeoliveira.pdf | 5,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.