Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4837
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mello, Rachel Costa de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriel José da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T20:40:01Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T20:40:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel José da. A educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio em escolas públicas do estado de Pernambuco. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4837 | - |
dc.description | A presente pesquisa busca investigar o lugar da Educação Física no processo de escolarização da juventude, onde ainda nos deparamos com diferenças de valorização entre os conhecimentos escolares. Assim, indagamos: qual a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino? Definimos como objetivo geral: analisar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Pernambuco em relação à valorização da Educação Física. Como objetivos específicos da pesquisa temos: identificar o conhecimento proposto nas políticas de educação destinadas à Educação Física escolar para o Ensino Médio; identificar o conhecimento adquirido pelos estudantes sobre a Educação Física no Ensino Médio e identificar a valorização atribuída à Educação Física pelos estudantes da Educação Física no Ensino Médio. Buscando responder a questão de pesquisa, buscamos um aporte teórico bibliográfico e utilizamos, para o levantamento de dados, a aplicação de um Questionário aos estudantes do 3º ano Ensino Médio para identificar o conhecimento adquirido sobre a Educação Física e compreender a importância/ valorização atribuída à Educação Física. A análise dos formulários foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva de MORAES e GALIAZZI (2006). Enquanto conclusão da pesquisa podemos afirmar que a Educação Física tem importância/valorização para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, enquanto um conhecimento relevante no processo de escolarização e para suas vidas. Acreditamos que a construção deste percurso metodológico garantiu uma discussão inicial profícua sobre a percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação à Educação Física durante esta etapa de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research seeks to investigate the importance of Physical Education in teenagers' schooling process, in which we still face differences of valorization among the other school subjects. Thus, we wonder: what is the perception of high school students regarding Physical Education during this stage of education? We defined as a general objective: to analyze the perception of high school students from state public schools in Pernambuco regarding the valorization of Physical Education. As specific objectives of the research we have: Identify the knowledge proposed in the education policies aimed at school Physical Education for High School; Identify the knowledge acquired by students over Physical Education in High School and identify the appreciation of Physical Education students in High School on this school subject. Seeking to answer the research question, we searched for a bibliographic theoretical support and used, for the data survey, the application of a questionnaire to Senior students to identify the knowledge acquired about Physical Education and understand the importance and valuation attributed to Physical Education. The analysis of the forms was performed using the Textual Discourse Analysis methodology of MORAES and GALIAZZI (2006). As a conclusion of the research, we can state that Physical Education has importance and valuation for Senior students for being a relevant knowledge in the schooling process and for their lives. We believe that the construction of this methodological path ensured a fruitful initial discussion about the perception of high school students concerning Physical Education during this stage of education. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.title | A educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio em escolas públicas do estado de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8749101676171464 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_gabrieljosedasilva.pdf | 443,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.