Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4806
Title: A arte musical integrada às tecnologias na educação infantil em escolas da rede municipal do Recife
Authors: Soares, Valdemir
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/4384667543025425
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Cristiane Barbosa Tosta da
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/0195862765669468
Keywords: Música;Arte na educação;Tecnologia educacional
Issue Date: 22-Jul-2019
Citation: SOARES, Valdemir. A arte musical integrada às tecnologias na educação infantil em escolas da rede municipal do Recife. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This research aimed to show, in kindergarten classes, in two nursery schools of the Recife municipal network, specifically in the nursery to five (V) groups, how pedagogical practices occur when musical art is integrated with technologies in the teaching process. and learning with children. In this context, they consider the materials, equipment and technological resources that contribute to the development of dynamic, creative and meaningful activities. In addition, it sought to point out the elements and situations that make it possible to emerge, to motivate the development of intelligences. Also, during the research, it was possible to observe some implications in teaching and learning that may interfere in the quality of pedagogical practices in musicalization. Thus, it followed a path that integrated technologies and education, pointing to independent and dependent technologies, the teaching of art in education, which sought to detail about pedagogical practice and school, and also about music and education, showing the process of musicalization in the school environment. Thus, understanding that working with music art integrated with technologies in their diversity can be a great ally in teaching and learning, considering their integrated and effective practices as ways to leverage perceptions, intelligences, knowledge and creativities for the child's development. , this work was justified by bringing analyzes of routines, experiences, teaching and learning practices through the integrated musical art technologies. The work had the main theoretical bases; Ana Mae Barbosa, in relation to Art in Education, Maria Auxiliadora Padilha, on Information and Communication Technologies and Maura Penna, for teaching music at school.
Description: Esse trabalho de pesquisa procurou mostrar, nas aulas de educação infantil, em duas escolas-creche da rede municipal do Recife, especificamente nos grupos berçário ao cinco (V), como ocorrem as práticas pedagógicas quando da arte musical integrada às tecnologias no processo de ensino e aprendizagem junto às crianças. Consideram nesse contexto, os materiais, os equipamentos e recursos tecnológicos que contribuem para o desenvolvimento de atividades dinâmicas, criativas e significativas. Além disso, buscou apontar os elementos e situações que possibilitam aflorar, a motivar o desenvolvimento de inteligências. Também, no decorrer da pesquisa, foi possível observar algumas implicações no ensino e aprendizagem que podem interferir na qualidade das práticas pedagógicas na musicalização. Assim, seguiu um percurso que integrou as tecnologias e educação, apontando as tecnologias independentes e as dependentes, o ensino de arte na educação, que procurou detalhar sobre a prática pedagógica e a escola, e ainda sobre a música e a educação, mostrando o processo de musicalização no ambiente escolar. Assim, entendendo que trabalhar com arte musical integrada às tecnologias em suas diversidades, pode ser grande aliada no ensino-aprendizagem, considerando suas práticas integradas e efetivas como formas de alavancar as percepções, as inteligências, os saberes e as criatividades para o desenvolvimento da criança, esse trabalho se justificou por trazer análises das rotinas, das vivências, das práticas de ensino e aprendizagem por meio da arte musical integrada às tecnologias. O trabalho contou com as principais bases teóricas; Ana Mae Barbosa, em relação à Arte na educação, Maria Auxiliadora Padilha, sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação e Maura Penna, para o ensino de música na escola.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4806
Appears in Collections:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_valdemirsoares.pdf803 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.