Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCouto, Janaína de Albuquerque-
dc.contributor.authorSilva, Ana Carolina Soares-
dc.date.accessioned2023-07-26T22:05:02Z-
dc.date.available2023-07-26T22:05:02Z-
dc.date.issued2023-04-19-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Carolina Soares. Kit educacional como facilitador do processo de ensino aprendizagem na construção do conceito de biomas brasileiros. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4801-
dc.descriptionA metodologia ativa é uma ferramenta que busca as melhores maneiras de colocar em prática a produção do conhecimento, é considerado algo completamente diferente daquilo que encontramos hoje em dia nas instituições de ensino. Sendo assim, o currículo deve ser organizado para permitir que a escola desempenhe com êxito sua função na formação dos estudantes e para alcançar seu objetivo. O uso dessas metodologias podem favorecer a autonomia do discente, despertando a curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática igualitária. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de um kit educacional para a construção de conceitos sobre Biomas, na perspectiva de uma abordagem ativa. A proposta metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, com estudantes do terceirou ano do ensino médio em uma Escola Técnica Estadual em Gravatá. A intervenção teve por base o Ciclo de Experiência de Kelly - CEK, que destrincha a intervenção em 5 etapas: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva. Ademais, antes do CEK, foi aplicado o Questionário de Verificação Anterior a Ação (QVA) e ao concluir o CEK que foi aplicado o Questionário de Verificação Posterior a Ação (QVP), sendo estes questionários os documentos analisados na presente pesquisa. A partir dos resultados, observamos avanços em relação à construção dos conceitos, não apenas sobre biomas, como também conceitos sobre estufa e espécies endêmicas. Portanto, o uso de kits educacionais voltados ao estudo dos biomas contribuiu de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe active methodology is a tool that seeks the best ways to put knowledge production into practice, it is considered something completely different from what we find today in educational institutions. Therefore, the curriculum must be organized to allow the school to successfully play its role in training students and to achieve its objective. The use of these methodologies can favor the student's autonomy, arousing curiosity, stimulating individual and collective decision-making, arising from the essential activities of egalitarian practice. The objective of this work is to analyze the contributions of an educational kit for the construction of concepts about Biomes, in the perspective of an active approach. The methodological proposal is a qualitative research of an interpretative nature, with students of the third year of high school in a State Technical School in Gravatá. The intervention was based on the Kelly Experience Cycle - CEK, which breaks down the intervention into 5 stages: anticipation, investment, meeting, validation and constructive review. Furthermore, before the CEK, the Verification Questionnaire Before the Action (QVA) was applied and when the CEK was concluded, the Verification Questionnaire After the Action (QVP) was applied, these questionnaires being the documents analyzed in this research. From the results, we observed advances in relation to the construction of concepts, not only about biomes, but also concepts about greenhouses and endemic species. Therefore, the use of educational kits aimed at the study of biomes contributed significantly to the students' teaching and learning process.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectBiomaspt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.titleKit educacional como facilitador do processo de ensino aprendizagem na construção do conceito de biomas brasileirospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4797438152053136pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7709040837130788pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Biologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_anacarolinasoaressilva.pdf909,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.