Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4701
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Dias, Priscylla Karollyne Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T21:59:19Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29T21:59:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Priscylla Karollyne Gomes. Contribuições das pesquisas empíricas sobre histórias em quadrinhos (HQs) em educação para pensar a prática educativa em artes e tecnologia. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4701 | - |
dc.description | Esta monografia tem por objetivo investigar situações discursivas que pesquisas empíricas vinculadas a cursos de mestrado em educação, e publicadas nos últimos anos (2013-2018) no Brasil, constroem em torno de práticas pedagógicas a partir do uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) na educação. Para tanto, foi reunido um corpus de análise compreendendo um quantitativo de três monografias articuladas com a finalidade de perceber como indicam sentidos da aprendizagem de conteúdos com as HQs. A reunião das monografias que compuseram o corpus de análise da pesquisa foi condizente com um gesto de provocação em torno das configurações discursivas que mobilizam sentidos de sujeitos e de educação, situados em um campo de prática pedagógica. Sendo assim, este trabalho tem como ênfase as proposições de Dominique Maingueneau. Os resultados apontaram que as situações discursivas que emergem de fragmentos de trabalhos acadêmicos vinculados a cursos de mestrado em educação, e que produzem articulações a sala de aula, são as seguintes: convencimento sobre a originalidade do tema; recurso pedagógico em um dado campo de atuação docente e pedagógico; aproximação com o sujeito leitor da dissertação; distanciamento da prática cotidiana; possibilidade de apropriação da linguagem quadrinhesca. A inserção da discussão em torno da composição de artes e de tecnologias neste trabalho condiz com a aposta de repensar práticas alicerçadas por uma cadeia simbólica da linguagem que se estrutura, por sua vez, por meio de referências cotidianas e sócio-culturalmente legitimadas pelos sujeitos do discurso. As considerações do trabalho apontam que a provocação de pensar as HQs como uma ferramenta tecnológica sugere a abertura de um campo de possibilidades em torno dessa expressão provocativa, contemporânea e emergente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph aims to investigate discursive situations that empirical research linked to masters courses in education, and published in recent years (2013-2018) in Brazil, build around pedagogical practices from the use of comics in comics. education. To this end, a corpus of analysis was assembled comprising a quantity of three articulated monographs in order to understand how they indicate the meanings of content learning with comic books. The gathering of the monographs that made up the corpus of research analysis was consistent with a gesture of provocation around the discursive configurations that mobilize subjects' and education's senses, situated in a field of pedagogical practice. Thus, this work has as emphasis the propositions of Dominique Maingueneau. The results indicated that the discursive situations that emerge from fragments of academic works linked to master's degree courses in education, and that produce articulations to the classroom, are as follows: convincing about the originality of the theme; pedagogical resource in a given field of teaching and pedagogical practice; approximation with the reader subject of the dissertation; distancing from daily practice; possibility of appropriation of the comic language. The insertion of the discussion around the composition of arts and technologies in this work is in line with the idea of rethinking practices based on a symbolic chain of language that is structured, in turn, through daily references and socio-culturally legitimized by the subjects. speech. The considerations of the work point out that the provocation of thinking about comic books as a technological tool suggests the opening of a field of possibilities around this provocative, contemporary and emerging expression. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso literário | pt_BR |
dc.title | Contribuições das pesquisas empíricas sobre histórias em quadrinhos (HQs) em educação para pensar a prática educativa em artes e tecnologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4569293571803835 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5285590707178347 | pt_BR |
dc.degree.level | Pós-Graduação Lato Sensu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Especialização em Artes e Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_priscyllakarollynegomesdias.pdf | 281,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.