Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4698
Título: As tecnologias da informação e comunicação no campo das artes: o audiovisual como mediação pedagógica do conhecimento
Autor: Melo, Maria Aparecida Vieira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6705733173478276
Orientador: Rolim, Amália Maria de Queiroz
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0046535721349104
Palavras-chave: Ensino audiovisual;Tecnologia da informação;Comunicação;Recursos audiovisuais;Arte e tecnologia
Data do documento: 6-Jul-2019
Citação: MELO, Maria Aparecida Vieira de. As tecnologias da informação e comunicação no campo das artes: o audiovisual como mediação pedagógica do conhecimento. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This study aims to certify that audiovisuals promote knowledge. We are interested in knowing: how are pedagogical links present in audiovisual mediators as mediators of pedagogical action in favor of knowledge in the formative process? Therefore, we have as general objective: to analyze the information and communication technologies in the field of arts as a propeller of visual culture, through the use of audiovisuals as pedagogical mediation of knowledge in the classroom. And more specifically, identify audiovisual as an important pedagogical resource for knowledge mediation; highlight the presence of art in the process of audiovisual creation; use content analysis as a methodological instrument of research development and, finally, describe the categories that permeate the audiovisual pedagogical links that will be worked out in the classroom through content analysis. The theoretical/methodological framework is permeated by reflections on communication and information technology Ramos and Bueno (2019); Jordan (2009) and others more. The methodological instrument of qualitative research is content analysis (BARDIN, 2004); audiovisual as a pedagogical resource Santaella (2008); Carlos (2010) and other authors. The findings were the categories of analysis of discursive practices related to audiovisual as a mediator of knowledge; methodological and didactic procedure; mediator of reflection, curiosity and technological resource. These were the findings, after conducting the research, to learn from students who had at the beginning of their classes audiovisual as an introduction to the content to be studied. In this way, education is understood as a social complex; the visual image as a cultural / digital artifact that disseminates knowledge and art in the digital creative process of audiovisual, in general, all this is present, existing and noticeable in audiovisuals, which are used pedagogically to mediate the production of knowledge in the context. higher education, for example.
Resumo: Este estudo visa a certificação de que os audiovisuais promovem o conhecimento. Interessa-nos saber: como os nexos pedagógicos estão presentes nos audiovisuais enquanto mediadores da ação pedagógica a favor do conhecimento no processo formativo? Para tanto, temos como objetivo geral: analisar as tecnologias da informação e comunicação no campo das artes enquanto propulsora da cultura visual, por meio do uso de audiovisuais como mediação pedagógica do conhecimento em sala de aula. E mais especificamente, identificar o audiovisual como recurso pedagógico importante para mediação do conhecimento; destacar a presença da arte no processo da criação do audiovisual; utilizar a análise do conteúdo como instrumento metodológico do desenvolvimento da pesquisa e, por fim, descrever as categorias que permeiam os nexos pedagógicos do audiovisual que serão trabalhados em sala de aula através da análise do conteúdo. O referencial teórico/metodológico é permeado pelas reflexões acerca da tecnologia da comunicação e informação Ramos e Bueno (2019); Jordão (2009) e outros mais. O instrumento metodológico da pesquisa qualitativa é a análise do conteúdo (BARDIN, 2004); o audiovisual como recurso pedagógico Santaella (2008); Carlos (2010) e outros autores. Os achados foram as categorias de análise das práticas discursivas dizem respeito ao audiovisual como mediador do conhecimento; procedimento metodológico e didático; mediador da reflexão, curiosidade e recurso tecnológico. Estes foram os achados, após a realização da pesquisa, ao saber dos estudantes que tinham no início de suas aulas o audiovisual como introdução do conteúdo a ser estudado. Deste modo, compreende-se a educação, enquanto complexo social; a imagem visual como artefato cultural/digital que dissemina o conhecimento e a arte no processo criativo digital do audiovisual, de modo geral, tudo isto é presente, existente e perceptível nos audiovisuais, os quais são usados pedagogicamente para mediar a produção do conhecimento no contexto escolar do ensino superior, por exemplo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4698
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariaaparecidavieirademelo.pdf898,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.