Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4692
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Alves, José Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T17:23:00Z | - |
dc.date.available | 2023-06-28T17:23:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-02 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, José Ricardo. A importância do ensino da arte para a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4692 | - |
dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar argumentos sobre a importância da isenção do ensino de arte na Alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, atentos a sua influência para a formação cidadã dos estudantes, analisando os impactos das tecnologias no ensino. Buscaremos a descrição de fatores que podem definir à arte como instrumento motivacional, e contribua para a superação dos obstáculos cognitivos, falta de investimentos na infraestrutura da educação básica, no processo formativo da capacitação de professores de arte e da EJA. Destacamos que os processos formativos ajudariam os professores a entender melhor os impactos tecnológicos presentes nas salas de aulas por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que já faz parte do cotidiano dos estudantes presente hoje em nossas escolas. Refletimos a partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa como metodologia fundamental, aliada com a dialética Freireana como base essencial para o ensino da Arte na Alfabetização de Jovens e Adultos. Pois, acreditamos que ajudaria bastante, de um modo geral, principalmente no entendimento do contexto histórico da arte e na sua relação com a cultura, os grupos socioculturais e sua influência na educação popular, que necessariamente precisa se fazer presente no ensino da arte e na alfabetização como também nos demais módulos da educação de Jovens e Adultos, onde a arte contemporânea representada dentro dos quatro grandes campos: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Já presente no Parâmetro Curricular da Educação Básica de Pernambuco (PCEB, de Pernambuco 2013, p 18). Normatização que se faz necessária abranger a alfabetização no primeiro módulo da Educação de Jovens e Adultos, no ensino formal como também no não formal, na luta pela a erradicação do analfabetismo, dialogando com os novos segmento da arte e da tecnologia que tem por obstáculo a falta de estrutura das escolas, como também professores que não são formados em arte e nem tão pouco recebem capacitação por meio de uma formação continuada adequada a disciplina de arte e dentro dos eixos tecnológicos. A investigação aponta que, na iminência em superar esses obstáculos, é preciso um esforço pedagógico em prol da autoestima dos estudantes da EJA, otimização do uso da tecnologia móvel, no caso dos aparelhos de telefonia celular, os tablets e notebooks. Na utilização desses aparelhos de forma mais direta na arte com vídeos, fotografias entre outros meios tecnológico vinculado a arte, superando as questões de infraestrutura materiais das escolas ao mesmo tempo, conscientizando os estudantes de que a escola é um espaço de construção do conhecimento, e o ensino da arte neste processo pedagógico amplia o conhecimento de mundo expressivamente, cognitivamente e perceptivamente tanto de estudantes em sala de aula ou fora dela. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to present arguments about the importance of exemption from art teaching in the Literacy of Youth and Adult Education, paying attention to its influence on the citizens' formation of students, analyzing the impacts of technologies on teaching. We will seek the description of factors that can define art as a motivational instrument, and contribute to overcoming cognitive obstacles, lack of investments in basic education infrastructure, in the formative process of training of art teachers and EJA. We emphasize that the training processes would help teachers better understand the technological impacts present in classrooms through Information and Communication Technologies (ICTs), which is already part of the daily lives of students present in our schools. We reflect from Ana Mae Barbosa's triangular approach as a fundamental methodology, allied with the Freirean dialectic as an essential basis for the teaching of Art in Youth and Adult Literacy. For we believe that it would be very helpful, in general, especially in understanding the historical context of art and its relation to culture, socio-cultural groups and their influence on popular education, which necessarily needs to be present in the teaching of art and literacy as well as in the other modules of Youth and Adult education, where contemporary art is represented within the four major fields: Visual Arts, Dance, Music and Theater. Already present in the Curriculum Parameter of Basic Education of Pernambuco (PCEB, Pernambuco 2013, p 18). Standardization that is necessary to cover literacy in the first module of Youth and Adult Education, in formal as well as in non-formal education, in the struggle for the eradication of illiteracy, dialoguing with the new segments of art and technology that has as an obstacle to lack of structure of schools, as well as teachers who are not trained in art and are not trained either through continuing education appropriate to the art discipline and within the technological axes. The research points out that, on the verge of overcoming these obstacles, a pedagogical effort is needed in favor of the self-esteem of EJA students, optimization of the use of mobile technology in the case of mobile phones, tablets and notebooks. Using these devices more directly in art with videos, photographs and other technological means linked to art, overcoming the material infrastructure issues of schools while making students aware that the school is a space for knowledge construction, and Art teaching in this pedagogical process expands the knowledge of the world expressively, cognitively, and perceptively to students in and outside the classroom. | pt_BR |
dc.format.extent | 46 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | A importância do ensino da arte para a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5285590707178347 | pt_BR |
dc.degree.level | Pós-Graduação Lato Sensu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Especialização em Artes e Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_josericardoalves.pdf | 704,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.