Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Thiago Rogério Bezerra de-
dc.contributor.authorBarbosa, Joselita Coelho da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-28T16:25:40Z-
dc.date.available2023-06-28T16:25:40Z-
dc.date.issued2019-07-06-
dc.identifier.citationBARBOSA, Joselita Coelho da Silva. Prática docente no ensino de artes: contribuições da formação inicial para licenciatura em artes nas séries finais do ensino fundamental em escola da rede municipal de Paudalho-PE. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4690-
dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo analisar a prática de professores que lecionam a disciplina de artes nos anos finais do Ensino Fundamental, com ênfase nos procedimentos metodológicos adotados em suas práticas docentes a partir de tática que verifique a formação docente de professores que atuam no ensino de Artes e, que auxilie na identificação de como são planejadas e executadas as aulas de Artes atrelando as aproximações e distanciamento entre as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de artes e a prática docente de professores. O referencial teórico contemplou discussões acerca de formação inicial, prática docente e procedimentos metodológicos, tendo como base os seguintes autores: (BARBOSA, 1985, 1991, 2010), (FERRAZ e FUSARI, 2009), (TARDIF, 2010), (PCNs, 1997). Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na realização de pesquisa de campo no colégio municipal de Paudalho, para a coleta de dados foi realizada entrevista semiestruturada, questionário e observações de aulas, os sujeitos foram professores e alunos. Como análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo (BARDIN,1977). Os dados obtidos indicam que não há professores com formação em Artes na escola pesquisada. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a gestão educacional de Paudalho tem uma falta de compromisso com seus professores, pela falta de investimentos em capacitações, e com seus alunos, por terem professores sem formação ou capacitação. Deixando uma lacuna para o aprimoramento do ensino da artes.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the practice of teachers who teach the discipline of arts in the final years of Elementary School, with emphasis on the methodological procedures adopted in their teaching practices based on tactics that verify the teacher training of teachers who work in the teaching of Arts and to assist in the identification of how the arts classes are planned and executed, linking the approximations and distance between the National Curriculum Parameters (NCP) guidelines for the teaching of arts and the teaching practice of teachers. The theoretical framework included discussions about initial training, teaching practice and methodological procedures, based on the following authors: (BARBOSA, 1985, 1991, 2010, 2014), (FERRAZ and FUSARI, 2009, 1997). The procedures methodological studies consisted of conducting field research in the municipal college of Paudalho, for the data collection a semi-structured interview, questionnaire and classroom observations were performed, the subjects were teachers and students. As data analysis we used the technique of content analysis (BARDIN, 1977). The data obtained indicate that there are no teachers with a degree in Arts at the researched school. Based on the results and discussions presented, it is considered that the educational management of Paudalho has a lack of commitment to its teachers, lack of investments in training, and with its students, because they have teachers without training or training. Leaving a gap for the improvement of the teaching of the arts.pt_BR
dc.format.extent40 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titlePrática docente no ensino de artes: contribuições da formação inicial para licenciatura em artes nas séries finais do ensino fundamental em escola da rede municipal de Paudalho-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7559155278569732pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8058860732844067pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Artes e Tecnologiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joselitacoelhodasilvabarbosa.pdf393,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.