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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4687
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Melo, Énery Gislayne de Sousa | - |
dc.contributor.author | Praxedes, Jamerson Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T23:05:01Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T23:05:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-22 | - |
dc.identifier.citation | PRAXEDES, Jamerson Lopes. Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4687 | - |
dc.description | Este trabalho traz um novo olhar sobre a discussão do ensino de artes brasileira, em destaque, à arte indígena, considerada como origem da arte nacional (DARCY RIBEIRO, 1986). As artes, ainda hoje, são negligenciadas em livros ou em museus. Nesse contexto, esta pesquisa tem como questão investigativa: como explorar um artefato indígena, especificamente, o Observatório Solar Indígena – OSI, no ensino de arte indígena em um museu? Nosso objetivo geral consiste em “elaborar uma proposta de ensino não formal de artes para os monitores da área de Astronomia do Museu Espaço Ciência a partir de um olhar artístico sobre o Observatório Solar Indígena”. Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre o conceito de arte dos povos índios, a partir de autores como Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) e Darcy Ribeiro (1986); e do uso da arte indígena no ensino de artes, em Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) e Berta Ribeiro (1989). Além disso, identificamos aspectos artísticos no OSI, que podem ser adotados no ensino de arte índia. A pesquisa metodológica adotada neste trabalho é do tipo qualitativa, que tem como fator principal examinar o objeto de estudo (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Entre os principais resultados, destacamos que o Observatório é um instrumento prático usado como calendário, contudo apresenta uma estrutura ímpar da cultura Guarani, podendo assim, ser apreciado como um objeto tecnológico, como normalmente acontece em um museu de ciências, mas também, pode ser definido como arte indígena, como um cocar, as cerâmicas, os grafismos, entre outros. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work brings a new look at the discussion of Brazilian art teaching, in particular, indigenous art, considered as the origin of national art (DARCY RIBEIRO, 1986). The arts even today are neglected in books or museums. In this context, this research has as its investigative question: how to explore an indigenous artifact, specifically, the Indigenous Solar Observatory - OSI, in teaching indigenous art in a museum? Our general objective is to “elaborate a non-formal art teaching proposal for the Astronomy area monitors of the Espaço Ciência Museum from an artistic perspective on the Indigenous Solar Observatory”. To this end, we conducted theoretical studies on the concept of art of Indian peoples, from authors such as Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) and Darcy Ribeiro (1986); and the use of indigenous art in arts education, in Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) and Berta Ribeiro (1989). In addition, we have identified artistic aspects in OSI that can be adopted in Indian art teaching. The methodological research adopted in this work is qualitative, whose main factor is to examine the object of study (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Among the main results, we point out that the Observatory is a practical instrument used as a calendar, but it has a unique structure of Guarani culture, so it can be appreciated as a technological object, as usually happens in a science museum, but it can also be defined as indigenous art, as a headdress, ceramics, graphics, among others. | pt_BR |
dc.format.extent | 44 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte indígena | pt_BR |
dc.subject | Observatórios | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6779751158110343 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2653085378828449 | pt_BR |
dc.degree.level | Pós-Graduação Lato Sensu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Especialização em Artes e Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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