Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Cristiane Barbosa Tosta da-
dc.contributor.authorSilva, Gilmere Lopes da-
dc.date.accessioned2023-06-27T21:36:35Z-
dc.date.available2023-06-27T21:36:35Z-
dc.date.issued2019-07-22-
dc.identifier.citationSILVA, Gilmere Lopes da. Artes e tecnologias na educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal do Recife. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4683-
dc.descriptionO presente trabalho de pesquisa buscou compreender o ensino de Arte integrada às tecnologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a vivência das práticas pedagógicas dos docentes nesse âmbito das escolas da Rede Municipal do Recife, tomando como base nos estudos de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro sobre a EJA, articulando as tecnologias às discussões de Ana Mae Barbosa sobre o Ensino de Arte no contexto educacional e Antoni Zabala sobre Prática Pedagógica. Para tanto, foi adotada como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a realização de entrevista semiestruturada, bem como a observação de aulas de dois professores/as dessa modalidade de ensino. Considerando a arte como uma linguagem que se manifesta com características distintas em cada época e cultura, assim também, como as tecnologias, entendemos que sua apropriação por parte do estudante jovem e adulto significa a aquisição de conhecimento sobre si e sobre o mundo, com influência de suas próprias experiências de vida no processo de construção desse conhecimento. Desse modo, entendemos que, por mais que a Educação de Jovens e Adultos tenha obtido consideráveis avanços enquanto modalidade e campo de estudos, sua efetividade também é comprometida na medida em que os diferentes conteúdos e saberes são entendidos e ensinados de forma distorcida ou mesmo ignorados pelos docentes, quanto à realidade, e pelas instituições responsáveis pelo atendimento desse público especifico. Nesse sentido, os resultados mostraram que o ensino e aprendizagem de Arte integrada às tecnologias na EJA podem sofrer implicações a depender do contexto socioeconômico no qual os estudantes estão inseridos, da experiência e didática docente e também da faixa etária dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to understand the teaching of Art integrated to technologies in Youth and Adult Education (EJA), the experience of teaching practices of teachers in this area of schools of the Recife Municipal Network, based on the studies of Sérgio Haddad and Maria Clara Di Pierro on EJA, linking technologies to Ana Mae Barbosa's discussions on Art Teaching in the educational context and Antoni Zabala on Pedagogical Practice. For this purpose, the qualitative, descriptive and interpretative research was adopted as a methodological perspective, using as data collection instruments the conduction of semi-structured interviews, as well as the observation of classes of two teachers of this teaching modality. . Considering art as a language that manifests itself with distinct characteristics in each age and culture, as well as technologies, we understand that its appropriation by the young and adult students means the acquisition of knowledge about themselves and the world, with influence. of their own life experiences in the process of building this knowledge. Thus, we understand that, although Youth and Adult Education has made considerable advances as a field and field of study, its effectiveness is also compromised as the different contents and knowledge are distorted or even ignored and even ignored. by the teachers, as to reality, and by the institutions responsible for serving this specific public. In this sense, the results showed that the teaching and learning of art integrated with the technologies in the EJA can suffer implications depending on the socioeconomic context in which the students are inserted, the teaching experience and didactics and also on the age group of the students.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleArtes e tecnologias na educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8552453021644175pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0195862765669468pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Artes e Tecnologiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gilmerelopesdasilva.pdf607,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.