Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4679
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Énery Gislayne de Sousa | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Dayse Patrícia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T17:46:18Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T17:46:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-10 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Dayse Patrícia Pereira. A formação inicial de professores polivalentes e sua relação com o ensino da arte. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4679 | - |
dc.description | Este trabalho tem por objetivo investigar a formação para o ensino de arte em cursos de Licenciatura em Pedagogia e identificar suas concepções de arte. A partir disso, foi analisado como a formação inicial, graduação, contribuiu para o desenvolvimento das práticas docentes no âmbito das aulas de Artes. Foi realizada análise documental das Diretrizes do curso de Pedagogia, da BNCC e do Projeto Pedagógico do Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, na qual foi utilizada uma entrevista semiestruturada, contendo 6 questões aplicada para 10 professores polivalentes. Os resultados mostraram que os professores se aproximam do entendimento de que a formação inicial não contemplou satisfatoriamente todas as demandas do dia a dia da sala de aula. Sendo necessárias pesquisas, cursos de especializações, entre outros. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to investigate the education for art teaching in Pedagogy Degree courses and identify their conceptions of art. From this, it was analyzed how the initial formation, graduation, contributed to the development of teaching practices within the scope of Arts classes. Documentary analysis of the Pedagogy Course Guidelines, the BNCC and the Pedagogical Course Project was performed. This is a descriptive qualitative research, which used a semi-structured interview, containing 6 questions applied to 10 polyvalent teachers. The results showed that the teachers approach the understanding that the initial training did not satisfactorily meet all the demands of the classroom. Research is required, specialization courses, among others. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | A formação inicial de professores polivalentes e sua relação com o ensino da arte | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5087371823144795 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2653085378828449 | pt_BR |
dc.degree.level | Pós-Graduação Lato Sensu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Especialização em Artes e Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_daysepatriciapereirabarbosa.pdf | 518,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.