Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Pedro Henrique Barboza da-
dc.contributor.authorSouza, Clélio da Cruz-
dc.date.accessioned2023-06-27T16:58:53Z-
dc.date.available2023-06-27T16:58:53Z-
dc.date.issued2019-08-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Clélio da Cruz. Utilização do Storytelling como ferramenta de educação ambiental aplicada às disciplinas de ciências da natureza na educação básica. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4678-
dc.descriptionO mundo contemporâneo possui uma sociedade com hábitos consumistas, baseada em um sistema econômico de produção e de consumo cada vez mais exagerado; porém, devido ao modelo consumista da atualidade, ocorre a preocupação com a degradação ambiental. Esta consiste em um processo de redução dos potenciais renováveis, afetando o equilíbrio ambiental da fauna e da flora, principalmente com a degradação do solo e dos recursos hídricos, indispensáveis não apenas para a nossa sobrevivência como também a de todo o ecossistema do planeta, sem os quais as gerações futuras estarão fadadas ao caos ambiental. Nesse sentido, principalmente nos grandes centros urbanos, surgem às questões socioambientais, para as quais o desenvolvimento econômico é preciso ser gerado sem impactar negativamente a biodiversidade. Muitas vezes, o descarte de resíduos sólidos de maneira indiscriminada nos centros urbanos, gerando o acúmulo de lixo por toda parte, afetando os recursos naturais e renováveis, provocando poluição da água, do solo e do ar entre outros tipos. O presente trabalho objetiva pesquisar na literatura o estado da arte quanto à utilização do Storytelling para fazer uma abordagem sobre a importância da educação ambiental nas disciplinas das áreas de ciências da natureza do ensino básico, visando sensibilizar o público escolar dos centros urbanos quanto à importância da preservação e da conservação ambiental, bem como do descarte adequado dos resíduos sólidos e todo tipo de lixos urbanos. Será realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico acerca do tema abordado e, ainda, uma análise do processo didático atual das escolas a respeito da educação ambiental e da conscientização ambiental, focando no correto descarte de resíduos sólidos dos espaços urbanos sem prejuízo ao meio ambiente.pt_BR
dc.description.abstractThe contemporary world has a society with consumerist habits, based on an increasingly exaggerated economic system of production and consumption; However, due to today's consumer model, there is concern about environmental degradation. This is a process of reducing renewable potentials, affecting the environmental balance of fauna and flora, especially with the degradation of soil and water resources, indispensable not only for our survival but also for the entire ecosystem of the planet, without which future generations will be doomed to environmental chaos. In this sense, especially in large urban centers, social and environmental issues arise, for which economic development must be generated without negatively impacting biodiversity. Often, the indiscriminate disposal of solid waste in urban centers, generating waste accumulation everywhere, affecting natural and renewable resources, causing water, soil and air pollution among other types. This paper aims to investigate the state of the art in the literature regarding the use of Storytelling to make an approach on the importance of environmental education in the disciplines of the areas of nature sciences of basic education, aiming to sensitize the public of urban centers about the importance of preservation and environmental conservation, as well as the proper disposal of solid waste and all types of urban waste. There will be a bibliographic research about the theme and an analysis of the current didactic process of schools about environmental education and environmental awareness, focusing on the proper disposal of solid waste from urban spaces without harming the environment.pt_BR
dc.format.extent37 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArte de contar históriaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleUtilização do Storytelling como ferramenta de educação ambiental aplicada às disciplinas de ciências da natureza na educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5284500502587627pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5073088306150989pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Artes e Tecnologiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_cleliodacruzsouza.pdf635,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.